Novos tipos de liderança, transparência e inovação são os principais temas de programas oferecidos pela Rede Global de Escolas de Governo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE): esses conteúdos estão presentes em mais de 60% dos cursos e eventos oferecidos atualmente. Inteligência artificial e automação estão entre as capacitações mais raras entre as ofertas atuais (menos de 20%), mas compõem a lista de principais prioridades para os próximos cinco anos. Os dados são da pesquisa "Qual o futuro das escolas de governo?", realizada por meio de parceria entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a OCDE.
A maior parte dos certificados emitidos pelas escolas integrantes da rede da OCDE são em educação executiva (67%) e mestrado ou equivalente (36%). A estratégia mais adotada pelas escolas de governo para facilitar o processo de aquisição do conhecimento é convidar especialistas para compartilhar experiências (82%). Um outro recurso que tem sido muito utilizado é o ensino híbrido (63%), seguido de formação para professores em pedagogias de educação online (52%). Para os próximos cinco anos, o cenário é bem parecido, mas uma ação deve ganhar mais importância: a promoção de oportunidades colaborativas para aprendizagem online.
Alguns obstáculos precisam ser superados para que as escolas de governo atinjam seus objetivos, de acordo com a pesquisa. Entre eles, destacam-se questões essencialmente ligadas a insumos, como fragilidade da infraestrutura de tecnologia da informação (48%), falta de profissionais (48%), incompatibilidade entre habilidades disponíveis e necessárias (43%), e subfinanciamento (38%).
A pesquisa "Qual o futuro das escolas de governo?" foi realizada em 33 escolas de governo de 27 países, durante o período de novembro de 2021 a janeiro de 2022. A proposta foi levantar questões e gerar provocações para debates entre escolas de governo de todo o mundo.
Países/quantidade de escolas de governo participantes
1 África do Sul/1
2 Alemanha/1
3 Austrália/1
4 Brasil/4
5 Brunei/1
6 Bulgária/1
7 Canadá/1
8 Catar/1
9 Cazaquistão/1
10 Coreia do Sul/1
11 Costa Rica/1
12 Equador/1
13 Espanha/3
14 Filipinas/1
15 Grécia/1
16 Guatemala/1
17 Israel/1
18 Itália/1
19 Letônia/1
20 Líbano/1
21 Luxemburgo/1
22 Noruega/1
23 Nova Zelândia/1
24 Paraguai/1
25 Polônia/1
26 Portugal/1
27 Sérvia/1
Pesquisa completa Towards which future for schools of government? (em inglês)