A manhã desta quarta-feira (10) foi marcada por histórias de sucesso envolvendo inovação, ciência e tecnologia. Os cases foram apresentados no Palco Holofote e mostraram como soluções inovadoras podem impactar vidas em todo o Brasil.
Na primeira apresentação do dia, o tema foi o Programa Sustentar, que tem como objetivo garantir saneamento e sustentabilidade em áreas rurais. A partir da premissa de que a promoção da saúde pública se inicia com a construção de territórios saudáveis, o Sustentar busca constituir serviços apropriados de saúde e saneamento, de modo colaborativo e participativo.
Instituído em 2018, o programa capacita multiplicadores de conhecimento para engajar a comunidade, promover e fomentar ações em áreas rurais selecionadas. Para isso, inovação e tecnologia se mostram fundamentais. O modelo adotado tem potencial de garantir a eficiência e a eficácia das políticas públicas, apoiando os sistemas implementados em comunidades locais e transformando a vida de pessoas muitas vezes não alcançadas por iniciativas tradicionais.
A iniciativa é conduzida pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e foi apresentada por Marcelo Chaves Moreira, coordenador de Assistência Técnica à Gestão em Saneamento (Coats).
Sobre a Semana de Inovação
A Semana de Inovação tem como objetivo reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. É um evento que tem como realizadores: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Tribunal de Contas da União (TCU), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e Ministério da Economia. Além da correalização do Ministério da Saúde, do SUS, do Ministério da Educação, da Funasa, do Inep, da Fundação Joaquim Nabuco e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).
Em 2022 o evento chega a sua oitava edição. Com o tema “Tempo de criar”, a Semana de Inovação 2022 acontece entre os dias 8 e 10 de agosto em formato híbrido, on-line e presencial em Brasília, no Rio de Janeiro e em Recife. Dataprev, Serpro, Adaps, Sebrae, BID, Cateno, 99, Gringo, Microsoft, Nic.Br, CGI.Br e Zoom já são patrocinadores desta jornada! Além do apoio da República, ABDI, Eldorado, Museu de Arte do Rio, Wylinka, IFood, Catálise, Instituto Unibanco, Lab Griô e Porto Digital.