A nova versão 4.0 do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) já é uma realidade na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), assim como na Esplanada dos Ministérios. A nova interface da ferramenta, agora ainda mais acessível e segura aos usuários, foi apresentada esta semana, entre os dias 12 e 16 de agosto, no curso “SEI para pessoas com deficiência visual”, realizado na Escola por solicitação do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).
Dez participantes foram selecionados e matriculados nessa experiência presencial que tem como objetivo capacitar pessoas com deficiência visual que precisam utilizar a ferramenta de maneira autônoma e eficaz, aproveitando os benefícios do SEI com celeridade, segurança e economicidade.
“Temos passado por um processo de tornar a Enap uma escola mais inclusiva e diversa. E esse curso se insere nesse contexto. A iniciativa foi uma demanda do MDHC; assim que nos enviaram a demanda, nós falamos ‘vamos organizar’. Então, desde o ano passado, temos feito cursos específicos para mulheres, pessoas negras, cada vez mais, pessoas indígenas, e estamos adaptando os nossos espaços para que eles sejam ainda mais acessíveis a todas as diversidades”, afirmou a presidenta da Enap, Betânia Lemos.
Os comandos e funcionalidades da versão 4.0 do SEI foram sugeridas e testadas por pessoas com necessidades especiais. Entre as novidades, a ferramenta também possibilita mais acessibilidade via dispositivos móveis e aprimora a gestão documental, com economia e praticidade.
Segundo a diretora de Direitos da Pessoa com Deficiência do MDHC, Naira Rodrigues Gaspar, a ideia do curso surgiu das dificuldades de gestores públicos e servidores com deficiência visual em utilizar o sistema. “Foi extremamente importante para mim. No meu caso, por exemplo, que eu sou gestora e sou uma pessoa que tem dificuldade com tecnologia, logo no primeiro dia consegui acessar o sistema, ler e manejar os documentos. Então, está sendo um divisor de águas para a nossa atuação dentro do ministério”, relatou.
As cinco aulas ficaram a cargo do instrutor da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov/DF), Rodoaldo Leandro da Silva, que apresentou a ferramenta NVDA como suporte para o Sistema Eletrônico de Informação em sua nova versão. “Estou muito surpreso e feliz ao mesmo tempo por estar fazendo parte desse processo, porque eles estão muito comprometidos com esse trabalho. São alunos que estão na área federal e eles estão em cargos estratégicos”, comemorou.
Frentes diversas
Na Enap, as atualizações do SEI foram realizadas entre os dias 9 e 11 de agosto. Anteriormente ao “SEI para pessoas com deficiência visual”, a Escola Virtual de Governo (EV.G) também apresentou o curso “SEI! Usar 4.0”, com conteúdo elaborado pela Secretaria de Gestão e Inovação, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (Seges/MGI).
As inscrições para o curso on-line seguem abertas. Ao todo, são 25 horas de carga horária em seis módulos de aulas sobre operações com processos no SEI; operações de documentos; operações em blocos; recuperação de informações e usuário externo ao SEI. Esse curso é gratuito e aberto a toda população.
Inscreva-se aqui para saber mais sobre o SEI 4.0.