A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, nos dias 22 e 23 de fevereiro, um evento com a presença expressiva de servidores e colaboradores da Escola - cerca de 400 -, incluindo profissionais que atuam em diversas cidades do Brasil e também do exterior. Além da troca de informações sobre as principais entregas das diretorias em 2023 e sobre o planejamento de ações para os próximos anos, foi também um momento de encontro e confraternização entre as equipes.
A abertura aconteceu no auditório Belmiro Siqueira, com uma aula de alongamento laboral promovida pela equipe do Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe). Na sequência, a presidenta da Escola, Betânia Lemos, citou o conhecimento como forma de transformar o setor público. “Nosso propósito é transformar o Estado por meio do conhecimento e da prática. Para isso, é importante uma equipe engajada e que busque com a gente essa transformação”, disse.
O diretor de Gestão Corporativa, Lincoln Moreira, reforçou a fala da presidenta e destacou que trabalhar na Escola é algo singular. “A Enap é ímpar, especialmente pelo seu desígnio e propósito de trabalho. Quando falamos sobre a transformação do Estado que desejamos, é sobretudo sobre começar a mudança dentro de nós mesmos e isso é o que estamos tentando fazer nesta nova gestão”, valorizou. Lincoln apresentou os resultados da área de gestão e ressaltou que mais que números, o importante é o impacto que eles significam.
A jornada de construção da Estratégia da Enap foi apresentada com destaque para os objetivos estratégicos da Escola: a promoção da inclusão e da equidade de gênero, raça e outras diversidades, o aumento da oferta de cursos e serviços com foco na realidade de estados e municípios, a ampliação dos programas de formação para servidores federais, o estabelecimento de novos modelos de governança e gestão, a ampliação das parcerias com instituições públicas do Sul Global e a promoção de conhecimento e prática de novos paradigmas de gestão pública.
Para a diretora Executiva da Escola, Natália Teles, a Enap é um importante agente transformador. “Foi um dia especial e, pela primeira vez, tivemos a oportunidade de nos reunir e retomar a conexão entre os servidores, reconhecendo o esforço de cada um para chegar aos resultados de 2023 e agora, com um time mais coeso e unido para enfrentar os desafios de 2024, como o Concurso Nacional Unificado em que a Enap é responsável pela formação dos servidores. Também reforçamos sobre o desafio de alcançar os estados e municípios, que já tem sido um compromisso da Escola e, neste ano, queremos consolidar a internacionalização da Enap e a disseminação de novos paradigmas de gestão para a transformação do Estado”, observou.
Durante o evento, diversos servidores foram homenageados, como: a mais antiga da Escola, Maria Helenaura; o que realizou o maior número de cursos na EV.G, Júlio Matos; a maior consumidora de livros da biblioteca, Caroline Marra; e o servidor mais simpático da Escola, Raimundo Caroline (conhecido como Carol).
Betânia Lemos finalizou citando um trecho da canção do artista Raul Seixas, que diz: “sonho que se sonha junto é uma realidade”. “E é isso que estamos fazendo aqui, celebrando um sonho que a gente já realizou e sonhando juntos, outra vez, o que iremos realizar nos próximos anos dentro da Enap”, concluiu.
Veja alguns resultados das Enap em 2023:
O Programa de Formação de Iniciativas Antirracistas (FIAR) alcançou mais de 12 mil pessoas, sendo 4 mil certificados emitidos e mais de 600 servidoras formadas para posições de liderança em iniciativas voltadas às mulheres.
Outro destaque foi a realização das oficinas do Plano Plurianual 2024-2027 (PPA), em parceria com o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). Foram 126 oficinas com todos os ministérios, reunindo mais de 4500 participantes para o debate e construção colaborativa de propostas para o PPA.
No âmbito do Programa de Gestão Informada por Evidências, foram entregues, em 2023, mais de 40 projetos do Evidência Express, que analisa dados para a tomada de decisão. Além disso, foram realizados cinco serviços de avaliação de políticas públicas de igualdade racial e enfrentamento ao racismo, com destaque para análises sobre a Lei de Cotas. Também merecem destaque os mais de 40 projetos de inovação em governo e sete editais de inovação aberta.
Em 2023, a Enap totalizou mais de 1,2 milhão de certificados em capacitações de diversas áreas do conhecimento. Desse total, 33 mil certificados foram em cursos presenciais e remotos ao vivo.
Foram mais de 1,3 milhão de certificados na Escola Virtual.Gov (EV.G), 250 mil para servidores federais, 190 mil para servidores estaduais, 150 mil para servidores municipais e 5 mil certificados para estrangeiros.
Mais de 50 instituições aderiram à EV.G, sendo 12 adesões de instituições estaduais, municipais e representativas e 7 internacionais, envolvendo Argentina, Chile, Equador, República Dominicana, Moçambique, Espanha e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Essas e muitas outras ações são resultado das entregas de 2023, como também a modernização e adaptação de todos os espaços físicos da Escola para pessoas com deficiência.
Desfecho
No segundo dia de evento, os servidores(as) e colaboradores(as) reuniram-se em grupos com as diretorias para participar de novas palestras e dinâmicas. É o caso do grupo que ficou com o GNova e cooperou com o “Desafio do Marshmallow”. O objetivo era construir a maior torre em 18 minutos, usando 20 espaguetes de macarrão, 1 metro de fita adesiva e barbante. A dinâmica proporcionou o trabalho colaborativo e também a reflexão sobre a importância dos testes, ousadia e criatividade. O evento foi encerrado com música e integração das equipes no Pilotis para celebrar os resultados de 2023.
Redação
Sabrina Brito
Fotos: Nethali Medeiros