A seleção pública “Soluções de IA para o Poder Público” está com chamada aberta para startups que desenvolvam projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O projeto tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial para aplicação em problemas reais enfrentados pelo setor público em nove desafios tecnológicos de quatro entidades federais.
Na rodada 3 da seleção, as Entidades Públicas Participantes (EPPs) são: Comissão de Valores Mobiliários (CVM); o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Será concedido apoio financeiro para o projeto mais bem classificado de cada desafio tecnológico. No total serão comprometidos recursos não reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) até o limite de 24 milhões de reais, distribuídos da seguinte forma entre os desafios tecnológicos:
O formulário de apresentação de propostas será disponibilizado no dia 14/03, conforme previsto no cronograma da chamada (item 17 do Edital). As inscrições estarão abertas até 11/04 (até às 18h - horário de Brasília).
Entre os dias 05 e 08/03 foram realizados webinars de apresentação geral da chamada e detalhamento dos desafios tecnológicos, de modo a facilitar o entendimento pelas empresas sobre os problemas, os requisitos de TIC, e demais elementos. Confira aqui.
Para esta seleção, entende-se por Inteligência Artificial: tecnologia que simula, por meio de algoritmos computacionais, mecanismos avançados de cognição e suporte à decisão baseado em grandes volumes de informação.
Dentre os requisitos para que empresas proponentes estejam aptas a participar da seleção, constam no edital, por exemplo, a receita operacional bruta de no máximo 16 milhões de reais em 2023, ter objeto social compatível com as atividades a serem desenvolvidas, e ter experiência no desenvolvimento de projetos de inteligência artificial, devendo para isso encaminhar atestado de capacidade técnica. Para mais informações consulte o item 4.2 do edital. Além disso, cada empresa poderá integrar apenas uma proposta, seja como proponente, seja como coexecutora.
Confira o edital e o cronograma da chamada pública no site da Finep: http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/735
A iniciativa é uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que conta com apoio técnico do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Em caso de dúvidas e orientações sobre o edital, enviar e-mail para Equipe DRIN: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.