A tecnologia como aliada para melhorar a qualidade do serviço público prestado à população. Essa ideia foi tema de debate na mesa redonda “Cases de sucesso do Programa Startup GOV.BR”, destaque do segundo dia da Semana de Inovação, promovido pela Enap, em Brasília. O evento teve a participação de coordenadores do programa Startup GOV.BR. Eles compartilharam conquistas e boas práticas do projeto, que busca modernizar os serviços públicos e facilitar o acesso de cidadãos a esses canais.
“O programa Startup Gov.BR nasceu em 2021, quando começamos a nos questionar de que forma poderíamos utilizar as novas tecnologias para modernizar o serviço público. Foi daí que começamos a olhar mais para fora, para ver o que a iniciativa privada vinha fazendo para conseguir realizar entregas rápidas e soluções dinâmicas aos seus usuários. Dessa iniciativa surgiu o programa Startup Gov.BR, que tem gerado resultados incríveis na modernização dos serviços públicos brasileiros, consolidando o país como um dos líderes nesse quesito”, disse a coordenadora-geral de projetos estratégicos da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SGD/MGI), Jackeline Degani.
A Coordenadora de Apoio e Monitoramento de Projetos Estratégicos da SGD/MGI, Luciana Babilônia, falou sobre a metodologia do programa e deu alguns exemplos dos resultados conquistados até agora. “Hoje temos 22 projetos em 16 órgãos do governo. Desses, 17 estão em operação e já entregaram algum benefício para a população, com políticas públicas voltadas para infraestrutura, saúde, assistência social, trabalho, previdência social, entre outros”, declarou ela.
“A partir dessas iniciativas que nasceram no programa, já tivemos avanços significativos, como a evolução no GOV.BR e na ID Digital, no novo aplicativo, portal e sistema do Cadastro Único do MDS e as melhorias no sistema e no aplicativo do porto sem papel do MPOR. Vimos progresso também na prescrição eletrônica de medicamentos do MS; sistema ABIS, Inteligeo e SigaCRIM da Polícia Federal; os avanços no FGTS-Digital do MTE”, afirmou Luciana.
De acordo com as palestrantes, a metodologia do programa é colaborativa, envolvendo parcerias com diferentes órgãos do governo para atender às necessidades da população de maneira eficaz e rápida, sempre considerando critérios como impacto social, potencial de desenvolvimento econômico e economia de recursos no processo de seleção e implementação dos novos projetos.
Os grandes destaques das palestras foram as exposições dos cases de sucesso, como o FGTS Digital e o SigaCRIM, feito em parceria com a Polícia Federal.
Sobre a Semana de Inovação
A Semana de Inovação 2024 é realizada pela Enap, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério das Mulheres e o Tribunal de Contas da União (TCU), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem patrocínio de Petrobras, Itaipu Binacional, Instituto Unibanco, Microsoft, IBM/TD Synnex, Fundação Lemann, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CGI.br, Serpro, Dataprev, Caixa e Governo Federal.
SERVIÇO:
O quê: Semana de Inovação 2024 (entrada gratuita)
Onde: Escola Nacional de Administração Pública - Enap (SPO Área Especial 2-A, Asa Sul, Brasília-DF)
Data: 29, 30 e 31 de outubro
Formato: Presencial e On-line (Apenas as atrações de palco principal serão transmitidas. As demais atividades presenciais só para os participantes in loco. A programação on-line é exclusiva para inscritos on-line)
Mais informações e inscrições: http://semanadeinovacao.enap.gov.br
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