Para consolidar o programa de mentoria, a diretoria de Educação Executiva da Enap lançou uma cartilha para estimular a multiplicação de programas de mentoria no serviço público. O documento, intitulado “Passo a passo para implementação de iniciativas de mentoria no setor público” foi apresentado no curso de formação de multiplicadores que reuniu servidores de vários órgãos federais. A cartilha e o curso fazem parte da estratégia de multiplicação da rede de fomento à mentoria que será lançada oficialmente em 17 de novembro.
Com a cartilha é possível começar do zero um projeto ou aperfeiçoar os processos de iniciativas de mentoria existentes. Em 45 páginas recheadas de ilustrações e textos objetivos que facilitam a compreensão, o leitor poderá aprender desde a definição de mentoria até seguir as seis fases que fazem parte de uma iniciativa de mentoria de forma detalhada para tirar o projeto do papel.
A publicação foi usada durante três dias por representantes de 11 órgãos no treinamento preparatório dos primeiros integrantes da rede de fomento à mentoria. Com o passo a passo nas mãos, eles construíram suas propostas para implementar ou aperfeiçoar o trabalho de mentoria nos seus órgãos.
Cristina Portela, coordenadora-geral de gestão estratégica de pessoas do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e participante da formação, destacou as vantagens e a importância da criação da rede de multiplicadores. “A gente percebeu na formação que diversos colegas têm desafios parecidos. E fazer essa rede dá a sensação de que podemos ir mais longe. Tenho certeza de que a semente foi plantada e vai trazer frutos enriquecedores”, disse.
O diretor de Educação Executiva da Enap, Rodrigo Torres, ressaltou que os multiplicadores de iniciativas de mentoria atuarão nas instituições para dar capilaridade e sustentação às suas próprias experiências, oferecendo oportunidades a um maior número de servidores públicos. “Queremos fortalecer a cultura de mentoria no setor público com a formação de uma rede forte para gerar mais capacidade e dar continuidade aos investimentos para alcançar mais pessoas, uma vez que nosso público é grande”, explicou.
Primeira turma de multiplicadores
Neste primeiro curso de formação, os participantes já saíram com uma proposta para implementar ou desenvolver iniciativas de mentoria nos órgãos públicos.
Participaram do curso representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Receita Federal, Banco Central, ministérios da Economia e da Educação, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria do Tesouro Nacional, Fundação João Pinheiro e Fundação João Goulart.
Conheça a cartilha “Passo a passo para implementação de iniciativas de mentoria no setor público”
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.