A mentoria para altos executivos utiliza uma metodologia para preparar líderes capazes de garantir maior eficiência na prestação de serviços à população. Essa é uma oportunidade única para acelerar seu desenvolvimento e se preparar de forma intensa para os seus próximos passos de carreira no setor público. 

Se você deseja ser apoiado por um profissional experiente disposto a ser seu parceiro na jornada de vida e carreira, inscreva-se! 

Inscrições abertas

 

Benefícios da mentoria

  • Acelera a profissionalização do setor público
  • Contribui com o processo de formação e a sustentabilidade do corpo de líderes no setor público e dar perenidade à troca de experiência entre líderes de forma estruturada
  • Prepara o mentorado para atuar em cenários de maior complexidade
  • Propicia maior rapidez na aprendizagem organizacional, reconhece e valoriza a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais
  • Melhora a performance dos líderes do setor público e desenvolve o crescimento profissional de mentores e mentorados com vistas a ganhos institucionais
  • Supre carências e lacunas na formação dos líderes

 

Entenda 

A mentoria é um processo de aprendizagem pessoal que dá apoio e suporte ao desenvolvimento de uma carreira. 

O mentor, um profissional mais experiente, investe seu tempo, compartilha seu conhecimento e apoia o crescimento profissional e pessoal do mentorado. O mentor fornece orientação, exemplos práticos e desafios para enriquecer seu modo de pensar e desenvolver seu potencial pessoal e profissional. 


Resultados esperados

  • Pessoas com prontidão para assumir grandes desafios públicos no médio e longo prazo
  • Implantação da cultura da troca de expertise entre líderes públicos e aceleração do desenvolvimento dos líderes de alto potencial
  • Reconhecimento e retenção dos líderes públicos de alto desempenho e desenvolvimento das competências essenciais da liderança para o setor público brasileiro;
  • Aumento da capacidade instalada de resolução de problemas públicos de alta complexidade
  • Aumento da capacidade do Estado de oferecer respostas efetivas às necessidades e legítimas demandas e expectativas dos usuários e da sociedade brasileira.

 

O que não é mentoria?

A mentoria não se destina a tratar projetos específicos, mesmo quando são muito importantes. Ela não trata, por exemplo, do acompanhamento e desenvolvimento com foco em performance e desempenho do mentorado em relação às atividades que desempenha no dia a dia. 

O objetivo da mentoria é traçar planos de desenvolvimento e carreira estruturados, considerando os objetivos organizacionais, aliado às necessidades individuais.


Edições

A mentoria para altos executivos é oferecida pela Enap sem custos. Os interessados participam do processo seletivo. Após a seleção, é feito o match entre mentores e mentorados para formação de duplas.

  • Turma 3 (2022-23)

Encontros mensais de julho de 2022 a fevereiro de 2023. Serão selecionados 24 mentorados, líderes do setor público que demonstrem alta performance. Inscrições de 16 a 31 de maio de 2022 

Saiba mais sobre o processo seletivo.

Conheça os mentores (em breve)

Serão mentores que são ou já foram líderes no setor público, convidados para compor essa seleta e importante lista. 

Agenda de encontros

Os encontros entre as duplas são mensais e acontecem entre julho de 2022 e fevereiro de 2023. Os workshops de preparação e a divulgação das duplas estão previstos para 5 e 7 de julho de 2022.

 

Inscrições abertas

 

  • Turma 2 (2021-22)

Encontros mensais de dezembro de 2021 a junho de 2022, de forma virtual. Serão selecionados 24 mentorados, líderes do setor público que demonstrem alta performance. Inscrições de 21 de outubro a 08 de novembro de 2021

 

  • Turma piloto (2021)

Lançado em fevereiro de 2021, foi desenhado e implementado pela Enap com apoio técnico da Lee Hecht Harrison - LHH, líder global em desenvolvimento de talentos e transição de carreira. 16 mentorados foram acompanhados por 11 mentores ao longo de oito meses (fevereiro a outubro). Saiba mais sobre a turma piloto.

Os candidatos(as) precisam ser líderes do setor público que demonstrem alta performance e que devem preencher os seguintes requisitos:

  • Ocupante de cargo de DAS/FCPE 4 ou superior (ou equivalentes) na administração direta e indireta do Poder Executivo federal;
  • Pode ser servidor público de carreira ou não;
  • Pelo menos 6 meses de exercício de cargos de DAS 4 ou superior, nas três esferas federativas; e
  • Residente em Brasília ou não.


ATENÇÃO: Nas hipóteses de desligamento, o discente deverá ressarcir à Enap os valores equivalentes à carga horária cursada até a data do desligamento. Fica vedada a matrícula em qualquer outro curso oferecido pela Enap, até que o ressarcimento seja efetuado pelo discente.

Além dos pré-requisitos, há também um perfil a ser observado. Conheça alguns traços do perfil reflita se você se adequa ao que é crítico para que a mentoria seja bem-sucedida.

  • Motivado(a) pela geração de Valor Público Brasileiro, entendido como a capacidade de o Estado oferecer respostas efetivas às necessidades e legítimas demandas e expectativas dos usuários e da sociedade.
  • Tem disponibilidade de tempo para se preparar de forma profunda para os encontros mensais de mentoria;
  • Curioso(a) e aberto(a) para escutar e aproveitar o processo de mentoria, exercendo o papel de protagonista do seu próprio processo de desenvolvimento;
  • Visão de longo prazo acerca da sua contribuição para o Brasil.
  • Capacidade de se colocar em uma posição de vulnerabilidade com abertura para compartilhar de forma sincera os seus objetivos de carreira, suas conquistas e fortalezas, bem como lacunas para desenvolvimento.
  • Respeita todas as formas de diversidade.

Etapa 1 - Inscrições 

Acesse o formulário para se inscrever: https://bit.ly/formturma3mentoria  entre os dias 16 e 31 de maio de 2022.

Etapa 2 – Triagem dos candidatos inscritos

Responsável: Enap

A triagem priorizará candidatos ocupantes de cargos mais elevados que tenham pontuado satisfatoriamente nos critérios pré-definidos, seguindo a missão institucional da Coordenação-Geral de Capacitação de Altos Executivos.

Esta etapa é classificatória e eliminatória. Os primeiros 33 candidatos, a partir da maior pontuação e do DAS/FCPE ocupado, ao final dessa Etapa 2 seguirão para a próxima etapa.

Tabela de Pontuação -  Triagem

QUESITO

DESCRIÇÃO

PONTUAÇÃO

Experiência em posições de liderança no setor público

a) Ocupante de cargo de DAS/FCPE 4 ou superior (ou equivalentes) na administração direta do Poder Executivo federal

b) Pelo menos 6 meses de exercício de cargos de DAS/FCPE 4 ou superior, nas três esferas federativas

Cumpre requisito de participação.

NÃO HÁ PONTUAÇÃO

Posições e macro-responsabilidades

Conte-nos resumidamente sobre suas posições e respectivas macro-responsabilidades em cada uma delas nos últimos cinco anos:

Serão pontuados:

-    Clareza ao pontuar posições e responsabilidades;

-    Experiências diversas e desafiadoras; e

-    Compromisso com as agendas e com as equipes.

PONTUAÇÃO MÁXIMA:  30 Pontos

Relato de Intenção e Propósito

Conte-nos porque devemos selecioná-lo(a) para ser uma das 24 pessoas mentoradas nesta edição do Programa de Mentoria para Altos Executivos do Setor Público.

Serão pontuados:

-    Compromisso com o valor público;

-    Planos para permanecer no setor público;

-    Abertura para aprendizagem; e

-    Motivação e engajamento evidenciados.

PONTUAÇÃO MÁXIMA:  30 Pontos

Caso de Sucesso de Carreira recente

O case deve apresentar evidências de desempenho destacado e alto potencial para futuros desafios e precisa conter:

a)        Contextualização do problema;

b)       Solução conferida; e

c)        Impacto alcançado.

Serão pontuados:

-    Evidência de habilidade para resolver problema;

-    Presença de competências de liderança; e

-    Qualidade e coerência da narrativa.

PONTUAÇÃO MÁXIMA:  40 Pontos

   

PONTUAÇÃO MÁXIMA = 100 PONTOS

 

Etapa 3 - Seleção

Responsável: Enap

Os 33 candidatos melhor avaliados na etapa de Triagem (Etapa 2) participarão de uma Dinâmica Coletiva com 3 horas de duração no dia 10 de junho de 2022, das 09 às 12h, em formato virtual. A dinâmica será composta por:

Atividade 1 – apresentação pessoal: pitch de 1 minuto para cada candidato.

Atividade 2 – identificação de problema público e resolução de case em trios separados em salas do Zoom. Ao final de 30 minutos, cada trio terá 6 minutos (2 minutos para cada participante do trio) para apresentar projeto de solução em formato PPT (Power Point) à banca de seleção e demais participantes do processo seletivo.

 

Etapa 4 - Escolha dos Finalistas

Responsável: Enap

Nesta etapa os(as) integrantes da banca avaliadora da Enap utilizarão de suas anotações e observações para avaliar os 33 candidatos ao longo da realização das dinâmicas segundo os seguintes critérios:

QUESITO

DESCRIÇÃO

PONTUAÇÃO

Apresentação pessoal

Pitch de 1 min para apresentação livre.

(Tempo total = 33 minutos)

1.      Capacidade de síntese e pontualidade

2.      Autocontrole e tranquilidade

3.      Clareza

4.      Aderência do objetivo pessoal aos objetivos do Programa

5.      Fluidez (flow) da apresentação

Pontuação: Até 10 pontos para cada item

PONTUAÇÃO MÁXIMA: 50 Pontos

Resolução de Case

Apresentação PPT de 6 minutos com participação ativa de ambos os integrantes de cada dupla.

(Tempo total = 66 minutos)

1.      Identificação correta de problema público (trio)

2.      Solução viável (trio)

3.      Estrutura e qualidade da apresentação, incluindo o PPT (trio)

4.      Qualidade da apresentação oral (individual)

5.      Demonstração de conhecimento técnico (individual)

Pontuação: Até 10 pontos para cada item

PONTUAÇÃO MÁXIMA:  50 Pontos

 

Os 24 participantes serão selecionados a partir da pontuação final e do cargo ocupado. A divulgação pública do resultado do Processo Seletivo ocorrerá entre os dias 10 e 14 de junho de 2022, no site oficial da Enap.