Acelerando a
profissionalização
do setor público

A mentoria para altos executivos utiliza uma metodologia para preparar líderes capazes de garantir maior eficiência na prestação de serviços à população. Essa é uma oportunidade única para acelerar seu desenvolvimento e se preparar de forma intensa para os seus próximos passos de carreira no setor público.

Se você deseja ser apoiado por um profissional experiente disposto a ser seu parceiro na jornada de vida e carreira, inscreva-se!

Benefícios da mentoria
1
Contribui com o processo de formação e a sustentabilidade do corpo de líderes no setor público e dar perenidade à troca de experiência entre líderes de forma estruturada
2
Prepara o mentorado para atuar em cenários de maior complexidade
3
Propicia maior rapidez na aprendizagem organizacional, reconhece e valoriza a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais
4
Melhora a performance dos líderes do setor público e desenvolve o crescimento profissional de mentores e mentorados com vistas a ganhos institucionais
5
Supre carências e lacunas na formação dos líderes
O que é a mentoria?

A mentoria é um processo de aprendizagem pessoal que dá apoio e suporte ao desenvolvimento de uma carreira.

O mentor, um profissional mais experiente, investe seu tempo, compartilha seu conhecimento e apoia o crescimento profissional e pessoal do mentorado. O mentor fornece orientação, exemplos práticos e desafios para enriquecer seu modo de pensar e desenvolver seu potencial pessoal e profissional.

O que não é a mentoria?

A mentoria não se destina a tratar projetos específicos, mesmo quando são muito importantes. Ela não trata, por exemplo, do acompanhamento e desenvolvimento com foco em performance e desempenho do mentorado em relação às atividades que desempenha no dia a dia.

O objetivo da mentoria é traçar planos de desenvolvimento e carreira estruturados, considerando os objetivos organizacionais, aliado às necessidades individuais.

Estratégia de Multiplicação
de Iniciativas de Mentoria

Após consolidar o Programa de Mentoria para Altos Executivos do Setor Público, a Enap deseja expandir essa experiência para outras instituições públicas.O seu diferencial é a metodologia adaptada ao setor público e o fomento à cultura de mentoria.

A Estratégia não pretende replicar de forma rígida o Programa da Enap.Adaptações de público-alvo, formatos, duração etc são importantes para que cada instituição replicadora tenha uma iniciativa que seja a sua cara.

Acesse a Cartilha Enap

Passo a Passo para Implementação de Iniciativas de Mentoria no Setor Público!
Entre os seus anexos há materiais de referência como Guia do Mentor, Guia do Mentorado, modelos etc. Tudo isso para que o seu órgão tenha a sua própria experiência de mentoria.

Vamos todos, juntos e juntas, fomentar a cultura de mentoria no setor público, propiciando trocas de experiências e lições aprendidas, desenvolvimento de competências e construção de redes. A mentoria fortalece as instituições e contribui para a profissionalização do setor público.

Contamos com vocês!

Edições

A mentoria para altos executivos é oferecida pela Enap sem custos. Os interessados participam do processo seletivo. Após a seleção, é feito o match entre mentores e mentorados para formação de duplas.

Turma 3 (2022-23)

Encontros mensais de julho de 2022 a fevereiro de 2023. Serão selecionados 24 mentorados, líderes do setor público que demonstrem alta performance. Inscrições de 16 a 31 de maio de 2022

Agenda de encontros

Os encontros entre as duplas são mensais e acontecem entre julho de 2022 e fevereiro de 2023. Os workshops de preparação e a divulgação das duplas estão previstos para 5 e 7 de julho de 2022.

Turma 2 (2021-22)

Encontros mensais de dezembro de 2021 a junho de 2022, de forma virtual. Serão selecionados 24 mentorados, líderes do setor público que demonstrem alta performance. Inscrições de 21 de outubro a 08 de novembro de 2021. Saiba mais sobre a segunda turma.

Turma piloto (2021)

Lançado em fevereiro de 2021, foi desenhado e implementado pela Enap com apoio técnico da Lee Hecht Harrison - LHH, líder global em desenvolvimento de talentos e transição de carreira. 16 mentorados foram acompanhados por 11 mentores ao longo de oito meses (fevereiro a outubro). Saiba mais sobre a turma piloto.