Introdução

O programa de mentoria tem como base a Matriz de Competências Essenciais de Liderança para o Setor Pública, construídas pela Enap e definidas no anexo 2 da Instrução Normativa nº 21 de 1º de fevereiro de 2021 sobre critérios e procedimentos para implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas - PNDP

Metodologia


Foram definidas as competências abaixo, em três eixos:

  • Estratégias: visão de futuro, inovação e mudança, comunicação estratégica
  • Resultados: geração de valor para o usuário, gestão de crises, gestão para resultados
  • Pessoas: coordenação e colaboração em rede, engajamento de pessoas e equipes, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Cada competência se desdobra em exemplos de conhecimentos, habilidades e atitudes. No entanto, não se pretende ser exaustivo em relação às possibilidades de desenvolvimento de cada uma das competências.




Matching entre duplas

Para que uma iniciativa de mentoria alcance os objetivos propostos, é fundamental que haja empatia e conexão entre mentor e mentorado. E para formar cada dupla, é preciso gerar confiança a partir de características presentes nas duas pontas do processo tanto as convergentes quanto as divergentes.

 

 

Existem vários métodos estruturados para essa escolha que podem ser usados de forma conjunta ou isolada nesta avaliação.