Iniciativa já conta com multiplicadores em 11 órgãos. Estratégia é consolidar a cultura de mentoria.

 

IMG 7068

 

A Enap lançou, nesta quinta-feira (17/11), a rede de fomento à mentoria no setor público. Participaram da cerimônia multiplicadores de 11 órgãos que estão inaugurando esta iniciativa, mentores e mentorados. O objetivo é expandir e fortalecer a cultura de mentoria no setor público com a formação de multiplicadores nos órgãos e apoio às iniciativas existentes, a  fim de alcançar um número maior de profissionais. 

O diretor de Educação Executiva da Enap, Rodrigo Torres, ressaltou a experiência da Escola na construção de redes para facilitar trocas, por exemplo, na área de inovação e compras, e que a rede de mentoria deve seguir a mesma lógica. “O grupo fortalece a estratégia e não conseguiríamos impactar sozinhos mais organizações e pessoas, nem desdobrar essa ideia sem a rede. O sucesso da rede depende de cada integrante e a Enap vai continuar desempenhando seu papel indutor e apoiador. Tenho certeza de que o grupo vai crescer organicamente e juntos vamos acelerar o desenvolvimento da cultura de mentoria no setor público”, concluiu. 

Durante o lançamento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a Alumna,  rede para desenvolvimento de habilidades socioemocionais e empregabilidade de jovens mulheres. O projeto oferece mentoria de carreira para universitárias, já alcançou 900 mulheres, proporcionou emprego ou estágio para 70% das participantes e foi finalista dos prêmios Mulheres Inovadoras da Finep e do Luz na Educação (LED), da Organizações Globo.  

Larissa Ushizima, CEO e co-fundadora da Alumna, mostrou as vantagens do processo de mentoria para mentores, mentorados e organizações a partir da sua experiência. “Investir em mentoria traz retorno social para todas as partes envolvidas, é uma oportunidade de entrar no mercado e desenvolver a carreira para mulheres que não tem acesso a essas portas. É ganha-ganha para todos os envolvidos.“ explicou. 

Em outro momento, os participantes puderam dar depoimentos sobre a mentoria. Ao falar sobre sua experiência e destacar a importância de uma rede para o setor público, Daniela Janones, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lembrou a história de uma mentorada com formação em farmácia que a motivou a defender essa causa. 

“A gente percebe que depois de estudar e aprender tanto, temos experiência para auxiliar outros profissionais que duvidam de suas capacidades e que não têm acesso a coisas que achamos possíveis na nossa trajetória, como fazer um mestrado”. Daniela contou que, com pouco esforço, pois tinha os contatos e o conhecimento sobre o caminho a percorrer, conseguiu conduzir a mentorada para trilhar um sonho que antes parecia inalcançável.

A facilitadora Cláudia Couto promoveu um momento de reflexão sobre o papel e os objetivos da rede. O resultado será compartilhado entre os participantes e demonstra vários pontos de convergência sobre como o grupo deve funcionar. 

Quem tiver interesse no tema pode acessar a cartilha “Passo a passo para implementação de iniciativas de mentoria no setor público”

E se você está ou esteve de alguma forma envolvido com iniciativas de mentoria no setor público, entre no grupo de WhatsApp da Rede

Aqui você encontra mais informações sobre o Programa de Mentoria para Altos Executivos do Setor Público implementado pela Enap.  

Em caso de dúvidas, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Conteúdo relacionado

Terceira edição do LideraGOV forma alunos de 35 instituições públicas

Os 50 formandos atuam em 10 estados e no Distrito Federal

Publicado em:
07/12/2023
Enap e MTR realizam evento do ciclo de palestras para certificação avançada em Infraestrutura para o Desenvolvimento Sustentável

O evento “Novo PAC e seus desafios” aconteceu nesta sexta-feira (27/10), na sede da Enap, em Brasília, e foi transmitido pelo canal do Youtube da Escola

Publicado em:
26/10/2023
MBA em Governança e Controle da Regulação começa com palestra internacional 

Com carga horária de 360 horas, as aulas acontecerão até março de 2024 para alunos que trabalham com o tema. 

Publicado em:
13/03/2023
Abertas inscrições para programa de acolhimento e integração de novas lideranças do governo

Público prioritário são profissionais que acabaram de assumir cargos comissionados executivos

Publicado em:
28/02/2023