Casoteca de Gestão Pública

Dúvidas gerais

A Casoteca é uma coleção que reúne estudos de caso. Os casos são de acesso gratuito e pretendem estimular o uso de técnicas inovadoras para o ensino, cobrindo temas como ética, políticas públicas, diversidade, gestão de programas e projetos, inovação e outros. Todos são ferramentas de aprendizagem com potencial para transferência de conhecimentos e habilidades para estudantes, profissionais do setor público e pesquisadores, com foco em problema ou desafio, seja para superá-lo, seja para documentar os esforços feitos para suplantá-lo.

Aqui, adotamos uma definição ampla de estudos de caso, que engloba casos, jogos e simulações com finalidade de aplicação em sala de aula, em que os alunos assumem papéis, preparam e tomam decisões, bem como casos que servem para relatar práticas e experiências no setor público, visando à disseminação de aprendizagem organizacional.

Os casos disponíveis na Casoteca foram elaborados por diferentes áreas da Enap, pelos nossos professores colaboradores e por diversas instituições nacionais e internacionais. Alguns casos foram cedidos e traduzidos no âmbito do Projeto de Cooperação Brasil-Canadá “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”.

Trata-se de um documento propositivo com indicação de possíveis usos do material em sala de aula, visando facilitar sua difusão como método de ensino. Nem todos os casos disponibilizados na Casoteca possuem nota pedagógica.

A Casoteca não está recebendo novos casos no momento. Contudo, se for do seu interesse submeter um caso, entre em contato pelo e-mail repositorio@enap.gov.br