Estão abertas as inscrições para o MBA em Gestão Pública, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), para servidores públicos federais, estaduais e municipais. As inscrições vão até 13 de outubro e a novidade desta edição é a destinação de 50 vagas, das 300 previstas, para agentes públicos de estados e municípios. 

São dois editais disponíveis: um para servidores públicos federais (edital 162) e outro para servidores estaduais e municipais (edital 163)

Podem se candidatar às 250 vagas do edital 162 os servidores públicos federais ocupantes de cargos efetivos, integrantes efetivos das Forças Armadas e empregados públicos federais concursados de instituições que recebam recursos da União para pagamento de pessoal. 

Esse edital também prevê reserva de vagas para servidores dos ministérios da Cidadania; da Infraestrutura, do Trabalho e Previdência; além de empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). 

Já o edital 163 traz as regras do processo seletivo para as 50 vagas destinadas aos  servidores públicos estaduais e municipais ocupantes de cargo efetivo. 

Por dentro do MBA

Criado em 2002 para aproximar e atualizar gestores públicos da prática governamental, o MBA em Gestão Pública será no formato a distância com algumas aulas em tempo real.  Apesar da flexibilidade do modelo online, o curso demanda dedicação dos alunos para cumprir a carga horária de 442h, sendo 365h para certificação As aulas serão de janeiro a dezembro de 2023. 

Outro diferencial desta edição é a divisão do conteúdo em trilhas de aprendizagem para facilitar os estudos, respeitando o ritmo de cada um, conferindo autonomia ao aluno e ampliando a retenção de conhecimento. 

A metodologia desta vez está mais interativa, com esquemas visuais, animações, histórias em quadrinhos, jogos, aulas ao vivo, laboratórios de casos práticos e podcasts. Entre os temas previstos para a nova edição do MBA em Gestão Pública merecem destaque os conteúdos de inovação pública, transformação digital, liderança e accountability democrático.

O cronograma com todas as etapas do processo seletivo está nos editais. O resultado com o nome dos selecionados será divulgado no dia 15 de dezembro, no portal da Enap. 

Leia atentamente os editais e inscreva-se!