O apoio e a promoção do planejamento da inovação na administração pública e na gestão de políticas públicas é um dos serviços que a Gnova - Diretoria de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) - oferece às entidades da administração pública. A Presidência da República (PR) é uma das instituições que conta com o apoio da Escola para a elaboração  do planejamento estratégico. 

As atividades começaram em 16 de agosto e seguem por etapas até março de 2024, envolvendo os múltiplos órgãos que compõem a PR: Casa Civil, Secretaria-Geral, Secretaria de Relações Institucionais, Secretaria de Comunicação Social, Gabinete de Segurança Institucional e Vice-Presidência da República. Os trabalhos envolvem a realização de oficinas colaborativas, elaboração de estudos, pesquisas e avaliações de resultados. 

As oficinas contam com a participação de representantes de médio e alto escalão de todos os órgãos, visando a construção colaborativa do plano estratégico da Presidência da República. O programa inclui também entrevistas com autoridades dos órgãos que compõem a instituição, para que oplanejamento estratégico que integre esses órgãos e respectivas visões estratégicas. Os produtos construídos serão matéria-prima para a gestão integrada da entidade e instrumentos para prestação de contas à sociedade e aos órgãos de controle.

Aneel também recebe apoio da Enap

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também recebe apoio da Enap na construção do seu planejamento estratégico institucional para o período de 2024 a 2027, O papel da Escola inclui a facilitação de oficinas e desenho instrucional em projeto de transformação governamental - em parceria com a Aneel. 

As oficinas começaram no dia 4 de setembro com a participação de mais de 30 servidores ocupantes de diversos cargos como superintendentes, assessores, gerentes, analistas, técnicos administrativos, coordenadores, auditores, entre outros. Esse projeto tem ainda mais duas etapas, e previsão de conclusão em 30 de outubro, com a validação do mapa estratégico institucional.

Saiba mais sobre como a Enap pode ajudar sua instituição na construção colaborativa de soluções para desafios públicos e no desenho colaborativo de estratégias organizacionais. Acesse: Apoio a transformação governamental