A Diretoria de Inovação - GNova oferece assessoria técnica a outras instituições governamentais na construção colaborativa de soluções para problemas públicos, na formulação e implementação de políticas públicas e na elaboração de estratégias organizacionais. O trabalho se dá por meio de projetos de transformação governamental, desenhados sob medida a partir dos objetivos da instituição parceira e da natureza do desafio público colocado. As atividades, metodologias, abordagens e ferramentas são selecionadas de forma customizada, podendo utilizar técnicas analítico-preditivas, design thinking, metodologias ágeis, entre outras.
O desenvolvimento das soluções para transformação em governo acontece a partir de oficinas colaborativas e atividades de imersão na realidade dos usuários dos serviços públicos. Com apoio do time do GNova Transforma e de seus facilitadores, a equipe do projeto amplia o entendimento do problema, acessa a perspectiva dos cidadãos beneficiários, consulta especialistas, cocria soluções, desenvolve e testa protótipos, implementa pilotos, desenvolve estratégias de implementação, planeja e define prioridades, avalia resultados e aprende muito. Além de construir soluções para os desafios trazidos, os projetos de transformação governamental desenvolvem competências nas equipes das organizações envolvidas, gerando capacidades para enquadrar e resolver problemas.
As estratégias e soluções para os desafios públicos são construídas com base nos seguintes princípios:
- Forma colaborativa;
- Empatia e foco no usuário;
- Abordagens ativas e inovadoras;
- Com base em evidências;
- Abertura ao risco e ao aprendizado;
- Geração de valor público.
Eixo de atuação
Construção colaborativa de soluções para desafios públicos |
Nas construções colaborativas relacionadas ao eixo de soluções para desafios e problemas públicos a adoção da abordagem do design thinking é preponderante, podendo ser conjugada com outras metodologias e técnicas, como abordagens ágeis, design etnográfico e design de sistemas, a depender dos objetivos e entregas de cada projeto. Os processos colaborativos se voltam tipicamente à definição e enquadramento de problemas públicos, levantamento e teste de suposições, imersão em campo, ideação, prototipagem e teste de solução. Os projetos são conduzidos com engajamento do corpo técnico e dirigente do órgão demandante, além da escuta de outras partes interessadas. |
Principais produtos:
|
Por conta da grande demanda, a Enap prioriza o atendimento de demandas de planejamento formuladas por ministérios, secretarias especiais ou autarquias. Não atendemos demandas de planejamento circunscritas a uma área de uma organização, tais como sub-secretarias, diretorias e superintendências.