Enap abre as portas do mundo da programação; inscrições abertas até 2 de agosto

Atualização da matéria em 15/7/2020, por nova data para a realização do Módulo 2, que passa a ser de 22/2 a 23/3/2021.

 

Que tal aprender a desenvolver seus próprios aplicativos e  compreender como a ciência de dados pode beneficiar a oferta de serviços públicos aos cidadãos? Estão abertas a partir desta sexta-feira (3/7) as inscrições para a segunda turma do Coding Bootcamp. As aulas se iniciam em outubro e os interessados têm até 2 de agosto para se candidatar. 

Iniciativa inédita da Enap, o programa é uma imersão no mundo da programação. Em apenas três meses, os alunos irão desenvolver habilidades de programação, desenvolvimento web, ciência de dados e machine learning, utilizando uma metodologia testada e reconhecida internacionalmente, ofertada pela Le Wagon. 

Para Diogo Costa, presidente da Enap, aumentar a capacidade de alfabetização em programação no setor público é um grande desafio e uma grande missão. “Cada vez mais nosso trabalho no governo envolve tecnologia. E os códigos se tornam importantes para a tomada de decisão, mesmo que você não seja um programador”, afirma Diogo. 

“Se falamos em ter políticas públicas baseadas dados, em evidências, esses dados passam a ser trabalhados. E como formuladores,  assessores ou executores dessas políticas, o conhecimento daquilo que de fato está por trás da tecnologia é cada vez mais fundamental”, explica. E é isso que mobiliza a Enap para mais uma jornada do Coding Bootcamp. 

Para a primeira turma, foram 432 servidores inscritos para as 30 vagas previstas inicialmente. Devido ao alto interesse, a Enap ampliou o número de vagas para 40. Os selecionados são oriundos de 25 órgãos, pertencentes a 20 diferentes carreiras da Administração Pública Federal. As aulas desta primeira turma começam em 10 de agosto. 

É hora de codar

O Coding Bootcamp é oferecido em formato de licença capacitação aos servidores públicos federais. Não é necessário conhecimento prévio na área. Serão três meses de muito aprendizado e trabalho intenso. 

O curso está estruturado em dois módulos: programação e desenvolvimento web (entre 19/10/20 e 17/12/20), com metodologia Le Wagon e ciência de dados e machine learning (entre 22/02/21 e 23/3/21), com metodologia desenvolvida pela Enap. A dedicação é integral, de 8 horas diárias. 

No módulo 1, em um dia típico, as aulas serão divididas entre a parte teórica (9h às 10h30) e exercícios (10h30 às 17h30). Você desenvolverá pequenos aplicativos e na sétima semana começará a desenvolver seu projeto profissional. No módulo 2, o aluno irá aprender a extrair conhecimentos do passado (bases de dados) e aplicá-los a padrões diferentes para ver como situações se comportarão no futuro. 

As aulas serão ministradas em português e estão previstas para serem presenciais, seguindo os protocolos sanitários de saúde de prevenção à Covid-19. Caso não seja possível, em virtude das medidas de distanciamento social vigentes, o curso será ministrado à distância, com aulas online transmitidas ao vivo.

Não deixe para a última hora

Os candidatos deverão enviar seus dados, carta de motivação e completar um desafio on-line. As inscrições vão até 2 de agosto.  Consulte na página do Bootcamp todas as etapas do processo seletivo. 

A Enap incentiva e estimula a candidatura de servidoras mulheres. Não é necessário comprovar proficiência em inglês. No entanto, boa parte do material didático é em inglês. O processo seletivo inclui um desafio online e um teste de lógica na língua inglesa. 

Serão, no total, 31 vagas, sendo 6 de ampla concorrência entre os servidores da administração pública federal e as demais destinadas a servidores lotados nos seguintes órgãos (e instituições vinculadas): Receita Federal (7), Conselho Nacional de Justiça - CNJ e servidores do Poder Judiciário (6), Ministério da Justiça e Segurança Pública (7), Secreta

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Enap divulga a lista de selecionados para Bootcamp; aulas começam em 10 de agosto

Confira o novo cronograma do programa; matrículas devem ser feitas entre 12 e 22 de maio

Publicado em:
WedPM-03E_May-0300RMayPM-03_1C5_PM11_3E19th_MayPM3th-0300R2020
Inscrições para Coding Bootcamp foram prorrogadas até 23 de março; saiba como se inscrever

Programa de imersão em programação e ciência de dados para servidores é iniciativa pioneira

Publicado em:
ThuPM-03E_March-0300RMarPM-03_1C5_PM11_4E12th_MarPM4th-0300R2020
Enap oferta o primeiro Coding Bootcamp exclusivo para servidores públicos

Aprenda a programar do zero! Confira essa iniciativa pioneira de imersão em programação

Publicado em:
ThuPM-03E_February-0300RFebPM-03_1C5_PM11_4E08th_FebPM4th-0300R2020