Aula magna do economista José Scheinkman abordará os principais problemas enfrentados pelos prefeitos empossados em 1º de janeiro

Prefeitos de todas as regiões do país começam nesta semana uma capacitação inédita para enfrentar os quatro anos de mandato à frente de seus municípios. Quem vai iniciá-los nessa trajetória será o renomado economista brasileiro José Scheinkman, professor da Universidade de Columbia e professor emérito da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Nesta quinta-feira (21), Scheinkman irá falar sobre os desafios do Brasil nos cenários de pandemia e pós-pandemia.

Na pauta estarão temas como baixo crescimento econômico, ajuste fiscal, educação, saúde, riscos e oportunidades das gestões municipais, e o desafio da imunização para o enfrentamento à pandemia. A aula magna do economista abre o programa Liderando para o Desenvolvimento, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que irá capacitar 500 novos prefeitos e vice-prefeitos em todo o país. A palestra será transmitida ao vivo, a partir de 18h, no canal da Enap no Youtube.

O objetivo do curso é dar aos novos administradores ferramentas que os auxiliem na gestão dos seus municípios. “Nossa ideia é profissionalizar a gestão das cidades, desenvolver competências de liderança com soluções inovadoras e viáveis para que esses prefeitos, principalmente os que não têm experiência administrativa, possam enfrentar os problemas que encontrarão nos próximos quatro anos”, explica o diretor de Educação Executiva da Enap, Rodrigo Torres. 

O curso terá 10 turmas. As três primeiras, com 182 alunos, começam neste mês de janeiro. As demais terão início a partir de março. Já foram formadas cinco turmas, mas ainda há vagas abertas para as demais. Quem ainda não se inscreveu, deve fazê-lo no site da Enap (http://bit.ly/liderandoprefeitos). As inscrições ficarão abertas enquanto houver vagas.

A expectativa é grande entre as centenas de prefeitos e vice-prefeitos inscritos no curso. A prefeita eleita de Desterro do Melo, município mineiro situado a 200 km de Belo Horizonte, Mayara Garcia Lopes Tafuri, está ansiosa para iniciar a capacitação. Sem experiência administrativa anterior, ela acredita que o curso vai lhe dar conhecimento e bagagem para administrar o município nos próximos quatro anos. “A troca de experiências com prefeitos de outras regiões do país também será muito importante”, acrescenta a prefeita, que fará parte de uma das turmas que se inicia em janeiro.

A aproximação com o governo federal, representantes do terceiro setor e das associações municipalistas, parceiros da Enap no programa, é um dos pontos importantes apontados pela vice-prefeita de Recife (PE), Isabella de Roldão. “Um gestor responsável precisa de capacitação técnica, além da vontade de servir. E o curso vai nos oferecer ferramentas e discussões aprofundadas que se somarão à nossa formação. Estou pronta para começar”, afirma a vice-prefeita.

Temas

A capacitação será dividida em seis módulos, sendo os quatro primeiros online e os dois últimos, de forma presencial em Brasília (DF). Especialistas em diversas áreas ministrarão aulas sobre políticas públicas, gestão governamental, probidade administrativa, mobilização de recursos e desenvolvimento urbano sustentável. 

Entre eles, destacam-se o ex-ministro da Justiça e ex-secretário-executivo do Ministério da Indústria e Comércio, Milton Seligman, que apresentará seus conhecimentos sobre a importância do gestor no desenvolvimento dos municípios; Professor do Insper e ex-economista chefe do Instituto Ayrton Senna, Ricardo Paes de Barros, que abordará a importância do uso de dados e evidências nas tomadas de decisões; o controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, que falará sobre probidade administrativa, auditoria e controle; a Secretária de Fazenda de Salvador (BA), Giovanna Victer, que tratará de temas ligados à arrecadação, orçamento e competitividade e, ainda, o ex-secretário-executivo dos Ministérios do Meio Ambiente e do Planejamento, Francisco Gaetani, que se debruçará sobre o papel do gestor no desenvolvimento territorial.

“Também serão abordados temas como gestão inovadora e transformação digital, liderança e o que deve ter uma cidade feita para as pessoas, feita para os cidadãos”, acrescenta Torres. O curso terá a duração de 40 horas, sendo 24 horas online e 16h presenciais, com estudos de caso e boas práticas e metodologia participativa.

Os prefeitos terão acesso a um material exclusivo com curadoria da Enap. Ao longo do curso, serão produzidos três estudos especiais em temáticas escolhidas pelos participantes, com dados, evidências e comparativos internacionais que servirão de insumo para a tomada de decisão das lideranças.

O programa também atuará na aproximação de gestores locais com o governo federal e parceiros. Serão formadas redes e conexões entre novos prefeitos, atores do governo federal, entidades do terceiro setor, organizações do setor privado, associações municipalistas e organismos internacionais.

O programa Liderando Novos Prefeitos conta com 18 parceiros entre organismos internacionais, entidades municipalistas, órgãos do terceiro setor e governos estaduais e federal.

 

 Conheça o programa

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Terceira edição do LideraGOV forma alunos de 35 instituições públicas

Os 50 formandos atuam em 10 estados e no Distrito Federal

Publicado em:
ThuPM-03E_December-0300RDecPM-03_0C5_PM00_4E49th_DecPM4th-0300R2023
MBA em Governança e Controle da Regulação começa com palestra internacional 

Com carga horária de 360 horas, as aulas acontecerão até março de 2024 para alunos que trabalham com o tema. 

Publicado em:
MonPM-03E_March-0300RMarPM-03_0C5_PM00_1E11th_MarPM1th-0300R2023
Abertas inscrições para programa de acolhimento e integração de novas lideranças do governo

Público prioritário são profissionais que acabaram de assumir cargos comissionados executivos

Publicado em:
TuePM-03E_February-0300RFebPM-03_0C5_PM00_2E09th_FebPM2th-0300R2023
Instituto alemão pesquisa impacto da transformação digital na sustentabilidade 

Enap reúne servidores públicos para responder auxiliar os Instituto Alemão de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IDOS) 

Publicado em:
WedPM-03E_February-0300RFebPM-03_0C5_PM00_3E08nd_FebPM3nd-0300R2023