Audiência de prospecção no próximo dia 7 de abril irá apresentar proposta de publicização para co-gestão da Escola Virtual de Governo

A Escola Nacional de Administração Pública - Enap convida entidades sem fins lucrativos — especialmente aquelas que atuam nas áreas de educação e gestão pública — para uma audiência de prospecção na qual irá debater os principais pontos da proposta de publicização para a produção, oferta e gestão de cursos a distância da Escola Virtual de Governo - EV.G. 

Desde 2020, a Enap estuda a possibilidade de selecionar uma entidade sem fins lucrativos para atuar como co-gestora da Escola Virtual de Governo, por meio de um contrato de gestão. Esse gerenciamento envolve desde a concepção dos cursos a distância até sua efetiva oferta, passando pelo atendimento aos alunos e o estabelecimento de um processo contínuo de melhoria e aperfeiçoamento. 

O encontro será realizado de forma online, por meio da plataforma Zoom, no dia 7 de abril, às 14h30 horas, e é aberto a quaisquer interessados. O objetivo é apresentar a proposta e dialogar com as entidades interessadas, coletando dúvidas, comentários e sugestões. Interessados podem se inscrever enviando nome, e-mail e telefone para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

Entenda como funciona
A iniciativa vai além de uma contratação de fornecedores: com a publicização, a Enap busca parceiros que compartilhem dos princípios de interesse público e da paixão pela excelência que sempre guiaram suas atividades. O intuito é construir, de maneira conjunta, uma estratégia nacional para aprimorar o principal ativo do estado brasileiro: seu corpo de servidores públicos. 

Em que pesem os bons resultados conquistados nos últimos anos, a Enap tem consciência de limitações institucionais, jurídicas e orçamentárias que tornam difícil acompanhar os rápidos avanços pedagógicos e tecnológicos no campo da educação corporativa. Por isso, busca encontrar entidades parceiras sem fins lucrativos com as quais possa dividir a missão de pensar e executar as tarefas de formar e capacitar servidores públicos. 

Além disso, ao contar com a maior flexibilidade do setor privado, a Enap espera estar em permanente consonância com as melhores e mais atuais tecnologias e metodologias para melhoria da qualidade dos cursos ofertados e da experiência dos usuários. 

Potencial da educação corporativa
Acompanhando as tendências globais no setor de educação corporativa, a Enap atua cada vez mais na educação a distância. Isso faz com que servidores públicos de todos o país – de todas as esferas e poderes –, bem como cidadãos interessados em temas de gestão pública, possam acessar cursos de excelência sem precisar viajar até Brasília (DF), gerando economia de recursos públicos e democratizando o acesso ao conhecimento. 

Com a criação da Escola Virtual de Governo - EV.G, no fim de 2017, a Enap avançou na consolidação de seu papel de coordenadora da rede nacional de escolas de governo, reunindo em um só ambiente cursos de mais de 60 instituições públicas. Desde então, a EV.G já capacitou mais de 1,4 milhão de pessoas, entre servidores públicos da União, de estados, do Distrito Federal e de municípios, além do público geral. Atualmente, a plataforma reúne mais de 750 mil servidores inscritos, entre servidores federais (276 mil), estaduais (228 mil) e municipais (165 mil). 

Embora os números já sejam expressivos, dados do serviço público brasileiro apontam um elevado potencial deste mercado: hoje o Brasil possui mais de 11 milhões de agentes públicos ativos, segundo dados do Ipea. Além disso, um estudo da Enap aponta que cerca de 51 mil servidores do Executivo federal trabalham em atividades que poderão ser automatizadas no futuro e precisarão passar por novos treinamentos, seja para desenvolver habilidades que lhes permitam adaptar-se à modernização, seja para sua alocação em outras funções.

Por que ser uma parceria da Enap?
O contrato de gestão é uma oportunidade para a organização social (OS) estabelecer uma parceria de longo prazo com o poder público. Isso envolve não apenas uma fonte de recursos para suas atividades, mas, principalmente, a possibilidade de criar, junto com a Enap, estratégias de fortalecimento do Estado brasileiro em sua dimensão mais importante: o capital humano.

Com maior flexibilidade administrativa — e sempre balizada pelos princípios da administração pública —, a OS poderá incorporar e se adaptar de forma mais fácil e ágil às constantes transformações gerenciais, pedagógicas e tecnológicas que envolvem o ambiente da educação corporativa em todo o mundo. 

Aproveitando a sinergia existente entre as ações de formação de servidores públicos pela Escola Virtual de Governo com outras ações de formação que possam ser desenvolvidas, a OS parceira poderá alavancar sua capacidade de ação, inclusive auferido receitas externas à parceria com a Enap, a fim de potencializar suas atividades, com aumento de produtividade e a geração de valor e de externalidades positivas à sociedade, que, afinal, é a razão última e final de todo o esforço de desenvolvimento realizado pela Enap, em particular, e pelo setor público, de forma geral.

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Enap faz doação para ajudar hospitais do DF

Ao todo foram doados 3.542 itens, entre roupas de cama e banho

Publicado em:
ThuPM-03E_April-0300RAprPM-03_0C5_PM00_4E14th_AprPM4th-0300R2021
32 instituições se reúnem para discutir futuro da Escola Virtual de Governo

Reunião debateu a possibilidade de uma organização da sociedade civil ser cogestora da plataforma de cursos online

Publicado em:
ThuPM-03E_April-0300RAprPM-03_0C5_PM00_4E14th_AprPM4th-0300R2021
Enap lança nesta quinta (1º) pesquisa para avaliar acessibilidade em ambientes físicos e virtuais

Objetivo é obter diagnóstico para planejar eventuais ações de inclusão 

Publicado em:
WedPM-03E_March-0300RMarPM-03_0C5_PM00_3E13st_MarPM3st-0300R2021
Já pensou em ministrar aulas na Enap?

Escola disponibiliza formulários de cadastro com o objetivo de ampliar o quadro de professores e facilitadores.

Publicado em:
ThuPM-03E_March-0300RMarPM-03_0C5_PM00_4E12th_MarPM4th-0300R2021