A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Ministério dos Transportes (MTR) realizou, nesta sexta-feira (26/10), na sala Nexus, o evento “Novo PAC e seus desafios”. A ação faz parte do ciclo de palestras da certificação avançada em Infraestrutura para o Desenvolvimento Sustentável.
O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é um programa de investimentos coordenado pelo Governo Federal, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais. Engloba um conjunto de políticas tendo como prioridade a realização de investimentos públicos, crescimento econômico e a inclusão social, gerando emprego e renda, e reduzindo desigualdades sociais e regionais. As ações do programa estão comprometidas com a transição ecológica e a sustentabilidade ambiental.
A presidenta da Enap, Betânia Lemos, reforçou durante o evento que o PAC visa o desenvolvimento sustentável do Brasil e leva em conta a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento da sociedade brasileira. “O PAC está em sintonia com a missão do presidente Lula, que é a de não deixar ninguém para trás. E esse programa se encaixa nesta dimensão – é uma grande oportunidade e tem um desenho diferenciado. Quem está participando, tem a opção de escolher, entre uma série de palestras ofertadas, aquela que é mais significativa para o seu trabalho. Dessa forma, ao permitir que o aluno faça sua escolha, acreditamos que conseguimos promover uma transformação mais significativa para o Estado”, explicou.
O encontro teve palestra ministrada pelo secretário Especial de Articulação e Monitoramento (Casa Civil/PR), Maurício Muniz com mediação da secretária adjunta da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento (Casa Civil/PR), Cristiane Collet Battiston.
Esteve também no evento, o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério do Transportes, Manuel Augusto Alves, que destacou a importância do trabalho de ministérios na condução de políticas públicas. “Acho que essa experiência dá uma visão mais rica para o servidor que é de carreira ou para aquele que está em seu órgão de origem, atuando nas áreas financeiras e orçamentárias. Esse é um curso muito focado no que o Brasil precisa e considero interessante perceber as problemáticas e como as coisas, de fato, acontecem”, disse.
Alves ainda destacou o valor do investimento no programa de aceleração e a importância das práticas ligadas a ESG, sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). “Só no Ministério dos Transportes são R$15 bilhões de reais para o PAC, em 2024. Então, estamos envolvidos nessa agenda de infraestrutura porque os desafios continuam grandes e precisamos de capacidade de logística para novas fronteiras de produção no país, sem esquecer do ESG e que grande parte dos problemas que temos tem relação com a questão da responsabilidade social, ambiental e de governança”, afirmou.
Assista ao evento: https://www.youtube.com/watch?v=bRqE4_U7n7A
Metodologia
O ciclo reúne uma trilha de cursos e eventos complementares, organizados sequencialmente, no período de 16 de outubro a 15 de dezembro de 2023, de forma a promover uma experiência intensiva e aplicada de aprendizado, totalizando 130 horas em capacitação.
Ao final, o aluno terá uma visão ampla dos principais conceitos que envolvem os projetos e políticas de infraestrutura, além da teoria e aplicação de métodos e ferramentas para sua implementação.
O programa é uma iniciativa da Coordenação-Geral de Desenvolvimento Estratégico (CGEst), da diretoria de Educação Executiva (DEX) da Enap e desta vez, conta com a participação de 60 alunos, especialmente da carreira analista em infraestrutura e demais afetas à estrutura de atendimento dos ministérios dos Transportes, Ministério dos Portos e Aeroportos e Vinculadas.
Os cursos e as palestras são realizados à distância com aulas online transmitidas ao vivo pelo canal da Enap no YouTube, com a disponibilidade de materiais didáticos para estudos e atividades avaliativas com estudos de caso práticos.
A servidora e especialista em regulação de aviação civil da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Luísa Pinheiro, espera poder aplicar os ensinamentos do curso no dia a dia do serviço público. “Está sendo bastante rico e espero que a Enap continue com iniciativas semelhantes porque enriquece muito o trabalho da gente”, elogiou.
Novo ciclo de palestras já tem data marcada
O próximo evento do ciclo de palestras ocorrerá no dia 16/11, das 16 às 18h, com transmissão para o canal da Enap no Youtube e contemplará o tema "Como os investimentos em infraestrutura contribuem para uma dinâmica econômica sustentável?". A palestrante convidada será a subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Ministério da Fazenda, Cristina Fróes de Borja Reis e a moderadora, será a coordenadora de Financiamento Internacional para o Desenvolvimento Sustentável do IPEA, Sandra Paulsen.
Interessados devem realizar inscrição pelo site.
Confira as fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/enapgovbr/albums/72177720312164641
Sabrina Brito
Enap