A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) concluiu o projeto Portal Gov.Br por Momentos de Vida, realizado em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia, para construir um protótipo do portal gov.br com base em uma nova lógica de organização dos serviços. A ideia foi reunir os serviços que estão ligados a momentos específicos da vida do cidadão para facilitar sua localização no portal.
Assim, por exemplo, serviços relacionados ao ingresso no mercado de trabalho estarão agrupados e será possível acessar num mesmo local o link para a emissão da carteira de trabalho, o programa Jovem Aprendiz ou o Emprega Brasil, que auxiliam os cidadãos na busca de um emprego. Se necessitar de capacitação, poderá acessar o Pronatec, o Progredir e outras alternativas. Da mesma forma, ele terá informações sobre direitos trabalhistas e previdenciários e como requerer auxílio-doença. O objetivo é que estejam disponíveis no mesmo lugar os documentos necessários para usar esses serviços de forma mais intuitiva e fácil.
“Construímos essa proposta pensando nas necessidades dos cidadãos, considerados na sua diversidade. Organizamos os serviços no portal de acordo com perfis de usuários e momentos de vida, que refletem a realidade das pessoas, e não como organizamos as caixinhas em nossas instituições. Após realização do teste, acreditamos que seja uma maneira mais adequada e intuitiva de oferecer informação aos usuários”, explica a coordenadora-geral de Serviços de Transformação Governamental da Enap, Fernanda Machiaveli.
O novo protótipo foi desenvolvido ao longo de 18 oficinas online com a Enap, representantes da Secretaria de Governo Digital e consultores/especialistas. Eles mapearam portais de países como a Dinamarca, Argentina, Finlândia, Austrália e Reino Unido, para verificar como eles organizam seus conteúdos, respondem aos usuários, tipo de ajuda oferecida aos visitantes, facilidade de navegar e ferramentas de buscas que adotam.
Durante a Semana de Inovação, realizada de 16 a 19 de novembro, o protótipo foi testado com especialistas e pessoas da sociedade, com resultados significativos. Deixar o usuário conhecer e dar sua opinião é uma estratégia fundamental para chegar a soluções aderentes às necessidades do cidadão.
Para Joelson Velloso, diretor do Departamento de Experiência do Usuário da SGD, a expectativa é colocar a nova versão em teste o mais breve possível, para que os 22 milhões de brasileiros, que acessam o portal, possam usufruir da nova interface e também ajudar a aperfeiçoar os serviços. No novo modelo, foram mapeados 165 serviços e 318 documentos únicos que as pessoas precisam para acessar esses serviços. Os demais serviços do portal serão migrados na sequência.
Atualmente um total de 3.600 serviços digitalizados são oferecidos à população.
A interface elaborada rompe com a tradicional organização de serviços por áreas de políticas públicas. Assim, os serviços deixaram de ser classificados somente sob categorias que representam áreas de atuação governamental, como “agricultura e pecuária”, “assistência social”, “ciência e tecnologia”, entre outras, muitas vezes desconhecidas pelo cidadão. A nova sistematização das informações está mais alinhada às necessidades e demandas das pessoas, melhorando a experiência do usuário do portal na busca e obtenção de informações sobre os serviços públicos.
Assista ao vídeo onde Fernanda Machiaveli, coordenadora de transformação governamental da Enap, fala sobre sua experiência no Momentos de Vida.