Parceria com a Organização Mundial da Saúde, curso tem dez horas de duração na modalidade a distância


 A Enap associa-se aos esforços mundiais e brasileiros no combate ao coronavírus e lançou nesta quarta-feira (11) o primeiro curso online e gratuito sobre o tema, em parceria com a Organização Mundial da Saúde - OMS.

O curso, disponível na Escola Virtual de Governo, traz uma contextualização sobre o que são os vírus como o coronavírus, que causa a COVID-19. Também permite entender quais são os tipos de ação, prevenção, controle, vigilância e investigação desses tipos de surtos. E dá capacidade de comunicação para que um agente público consiga engajar sua comunidade. 

O objetivo é criar capacidade de resposta no serviço público brasileiro e na sociedade civil para responder a essa nova pandemia. “Quando a gente olha para países que conseguiram ter uma resposta mais efetiva ao novo coronavírus e conseguiram reagir melhor, vê que houve o envolvimento também da comunidade e de outros agentes que auxiliam os trabalhadores de saúde”, explica Diogo Costa, presidente da Enap. 

Para Diogo, a ferramenta online permite uma capilaridade da capacitação pelo Brasil. “A gente quer disponibilizar essa ferramenta para que, conforme isso for evoluindo no Brasil, tenha meios também de capacitar mais pessoas”, explica. “Caso os municípios, Estados ou até mesmo o Governo Federal precise fazer uma capacitação rápida ou emergencial, nossa plataforma já está pronta para receber esse tipo de demanda”, conclui Diogo. 

Sobre o curso

Disponível gratuitamente na Escola Virtual de Governo, o curso foi produzido pela Organização Mundial da Saúde – OMS na plataforma de educação a distância, voltada para profissionais de saúde pública, pessoas que trabalham nas Nações Unidas, organizações internacionais e interessados em adquirir mais conhecimentos sobre o tema.

São quatro módulos de conteúdo e um introdutório que incluem uma visão geral sobre vírus respiratórios emergentes, incluindo COVID 19, além de outros conteúdos, como: 

  • por que tais vírus representam uma ameaça global à saúde humana?
  • como detectar e avaliar um surto de vírus respiratório emergente?
  • quais as estratégias para comunicar riscos e envolver comunidades na detecção, prevenção e resposta no controle de surtos?

Para fazer o curso, que tem duração aproximada de dez horas, é só se inscrever na plataforma EV.G, preenchendo formulário com seus dados e obter login e senha para acesso ao ambiente. O curso é autoinstrucional (sem tutoria). As inscrições podem ser feitas em: escolavirtual.gov.br/curso/288

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

EVG
Retrospectiva: 10 cursos a distância mais procurados em 2020

Conheça agora as capacitações com o maior número de inscritos na Escola Virtual da Enap

Publicado em:
TuePM-03E_December-0300RDecPM-03_1C5_PM11_2E53th_DecPM2th-0300R2020
EVG
Escola virtual lança cursos internacionais de microeconomia e macroeconomia

Cursos são ministrados por Tyler Cowen e Alex Tabarrok; número de inscrições na EV.G no 1º semestre já supera o total de 2019 

Publicado em:
ThuPM-03E_June-0300RJunPM-03_1C5_PM11_4E24th_JunPM4th-0300R2020
EVG
Escola Virtual de Governo comemora a marca de 2 milhões de inscrições

Plataforma aberta e gratuita traz educação a distância de qualidade, a qualquer hora, em qualquer lugar 

Publicado em:
ThuPM-03E_May-0300RMayPM-03_1C5_PM11_4E21st_MayPM4st-0300R2020
EaD
CLP e ENAP lançam EAD gratuito para servidores atuarem em meio à covid-19

Como os gestores públicos podem navegar pela crise? Confira neste curso

Publicado em:
ThuPM-03E_May-0300RMayPM-03_1C5_PM11_4E19th_MayPM4th-0300R2020