Teletrabalho, adequação da oferta presencial às salas de aula virtuais e lançamento de desafios especiais sobre coronavírus 

Em continuidade à política de comunicação e transparência, a Enap divulga o balanço das ações e medidas tomadas como parte da estratégia de prevenção e combate à pandemia do coronavírus. As decisões foram tomadas no âmbito do Conselho Diretor, órgão diretivo da escola. 

A Enap tem monitorado o tema e, desde o início de março, tem adotado medidas visando garantir o bem-estar, saúde e segurança dos seus servidores, colaboradores, alunos e professores. 

Pessoas em primeiro lugar

Antes da decisão pelo teletrabalho, a Enap já havia estabelecido novos procedimentos, por exemplo, suspendendo viagens a trabalho e preparado os ambientes da escola (reforço na higienização, instalação de dispensers de álcool em gel e aquisição de frascos para as salas). Bem como estabeleceu uma comunicação contínua com os servidores desde o começo. 

Teletrabalho integral: em 23 de março, a Escola adotou oficialmente a modalidade de teletrabalho para todos os servidores e colaboradores. Foram dadas as condições técnicas e logísticas para que os servidores trabalhem em suas residências, como empréstimo de equipamentos para aqueles que identificaram essa necessidade. Os gestores foram orientados a pactuar e definir entregas durante este período. 

Primeira reunião do Conselho Diretor da Enap realizada de forma 100% remota - 23/03/2020

cd enap

 

Acesso restrito: foram fechadas a portaria dos fundos, restaurante e lanchonete. A portaria principal permanece aberta, com vigilantes orientados para restringirem a entrada de pessoas, com registro do horário de entrada/saída e motivo/justificativa do acesso.

Atendimento remoto e materiais orientativos: a Diretoria Executiva elaborou guias para trabalho remoto e dicas de ferramentas úteis. Houve ainda aquisição de softwares, capacitação e suporte às atividades da Escola, bem como atendimento remoto por parte da área de tecnologia da informação.

Serviços terceirizados: no ambiente da escola, a atuação presencial de serviços terceirizados foi limitada ao patamar mínimo, atendendo às atividades consideradas essenciais, como segurança patrimonial, serviços de limpeza e conservação e manutenção predial. No grupo de prestadores de serviço, a Enap procedeu ao levantamento de pessoas que se encontram em grupo de risco (portadores de doenças crônicas, histórico de contato com pessoa em suspeita ou confirmação para a Covid-19 nos últimos 14 dias, idade acima de 60 anos), estabelecendo quarentena com suspensão da prestação de serviços. Também houve suspensão da prestação de serviços para pessoas com os filhos sendo cuidados em casa. Foi averiguada a substituição temporária desses terceirizados.

Foco e energia para manter o calendário escolar

Para evitar prejuízo a alunos, professores e ao desempenho da Escola, bem como ao calendário escolar, as aulas presenciais estão sendo migradas para o ambiente virtual, com o uso de softwares que permitem manter a dinâmica de interação de uma sala de aula. 

Suspensão de eventos e aulas presenciais: desde 13 de março, a Enap suspendeu a realização de eventos e aulas presenciais em suas instalações para reduzir as chances de transmissão, pensando na segurança e bem-estar dos servidores, colaboradores, alunos e público externo. As aulas presenciais estão sendo gradualmente migradas para as salas de aula virtuais, como as especializações e o mestrado (confira detalhamento abaixo). Cursos de curta e média duração também serão ofertados na modalidade EaD, como o "Lei de Responsabilidade Fiscal e Novo Regime Fiscal", cujas inscrições abrirão na próxima semana, e o "Processo Legislativo Orçamentário", que está com inscrições abertas no momento.

Especialização: com a contingência do coronavírus, todas as aulas das especializações estão sendo feitas na modalidade a distância. Foram elaborados guias para auxiliar alunos e professores na "virada de chave" do mundo presencial para 100% online. As turmas estão lotadas, alunos e professores se mostram satisfeitos. As especializações têm ao todo 455 matriculados. Até junho de 2020 serão desenvolvidos oito cursos do Programa de Aperfeiçoamento.

Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento: também adotou a modalidade a distância. Há atividades domiciliares e algumas interações online pela plataforma GSuite for Education/Google Classroom. As atividades mais participativas, como apresentação de seminários, serão substituídas por outras nativas do ambiente digital.

Curso EaD sobre Covid-19: a plataforma lançou o primeiro curso EaD sobre coronavírus, "Vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19: métodos para detecção, prevenção, resposta e controle", ofertado em parceria com a Organização Mundial de Saúde. Lançado pela Enap em 13 de março, o curso possui mais de 11 mil inscritos até o momento. 

Escola Virtual de Governo: além disso, a escola está investindo para diminuir o tempo de entrega no desenvolvimento dos cursos web na plataforma da Escola Virtual de Governo. Estão sendo utilizadas ferramentas que criam boa experiência em telas pequenas, flexíveis o bastante para atender telas maiores e com um tempo de execução significativamente menor. A Escola Virtual de Governo já registrou, até 24 de março, um recorde mensal de inscrições: 113.556 novos inscritos. Foram lançados nove cursos na plataforma em março, alguns sob demanda de órgãos específicos, como Receita Federal do Brasil, Anvisa, Ibram e Ministério do Desenvolvimento Regional.

Reforço do Fale Conosco: dado o aumento da demanda, a Enap montou força-tarefa e reforçou a equipe responsável pelo atendimento de dúvidas dos cursos EaD na EV.G e pelo monitoramento da disponibilidade dos recursos tecnológicos que atendem a esta plataforma.

Inteligência coletiva e inovação para enfrentar o coronavírus

Iniciativa do Laboratório de Inovação GNova, a Enap lançou, em 21 de março, desafios especiais sobre combate ao coronavírus em quatro temáticas: sistema de saúde, economia, impacto social e tecnologia. Por meio da inovação aberta, a Enap quer mobilizar a sociedade a participar da construção de soluções inovadoras para ajudar o país a enfrentar a pandemia do coronavírus. 

São quatro desafios: eficiência do sistema de saúde para o enfrentamento da epidemia, diminuição de impactos econômicos, mitigação das consequências sócio-econômicas e monitoramento e gestão do enfrentamento da epidemia. Para saber mais, acesse: http://gov.br/desafios

Comunicar é vital

A manutenção de ambiente corporativo equilibrado depende das ações das lideranças e da forma como as informações chegam aos interessados. Desde o início da crise, a Enap foi ágil e clara em sua comunicação. Além de divulgar as medidas adotadas tanto interna quanto externamente, a Escola se associa às iniciativas locais e globais e faz a sua campanha de prevenção ao coronavírus. 

#suavizeacurva

suavizeacurva

Curadoria: 156 cursos 

Lista de cursos para fazer em casa, pensando em quem está na quarentena voluntária. 

card156

Desafios

card desafios

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Processo de digitalização de avaliações do ensino superior são destaque na SI 2022

A necessidade de inovar foi definida após a queda brusca de análises no período inicial da pandemia de covid-19

Publicado em:
TuePM-03E_August-0300RAugPM-03_0C5_PM00_2E32th_AugPM2th-0300R2022
Aplicativos de rastreamento são eficazes para conter avanço da Covid-19 e resguardam privacidade

Resultados fazem parte de levantamento realizado em cinco países. Em Singapura, app teve adesão de 45% da população e contribuiu para redução da circulação da doença

Publicado em:
TuePM-03E_November-0300RNovPM-03_0C5_PM00_2E46th_NovPM2th-0300R2021
Descoordenação entre União e estados potencialmente agravou pandemia no Brasil

Conclusão é resultado de pesquisa inédita que estudou cenários de políticas públicas executadas em cinco estados brasileiros

Publicado em:
TuePM-03E_October-0300ROctPM-03_0C5_PM00_2E43th_OctPM2th-0300R2021
Futuro no pós pandemia: o que falta para superarmos a crise de covid-19

Bruno Filardi (Instituto Câncer Brasil) explica a imunidade em camadas, vigilância genômica, tempo certo entre as doses e imunossenescência

Publicado em:
MonPM-03E_October-0300ROctPM-03_0C5_PM00_1E42th_OctPM1th-0300R2021