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Programas serão analisados por meio do método colaborativo e formativo da Assessoria para Avaliação, oferecido para equipes de servidores públicos que precisam realizar avaliação de políticas públicas e necessitam de orientação técnica e metodológica

A Enap, em parceria com o Itaú Social e a Flacso Brasil, lança a 3ª edição de sua Janela Avaliação. Nesta edição, serão realizadas duas chamadas, uma para assessorias no primeiro semestre de 2025 e outra para o segundo semestre do mesmo ano. A primeira chamada será exclusiva para órgãos e entidades estaduais, que poderão ter uma política pública ou programa avaliado, de forma gratuita, por meio do método colaborativo e formativo da Assessoria para Avaliação da Enap. As inscrições para a primeira chamada podem ser feitas até o dia 17 de janeiro de 2025, na página da Enap.

Desta vez, as instituições parceiras da Janela Avaliação oferecem até cinco assessorias para órgãos ou entidades estaduais, dentre análises ex ante ou avaliações ex post. Pelo menos uma das cinco assessorias selecionadas deverá avaliar uma política pública ou programa na área educacional. São requisitos obrigatórios para participar do processo seletivo: a iniciativa deve necessariamente ser conduzida por órgão ou entidade da esfera estadual e a proposta deve ser apresentada por gestora ou gestor público formalmente responsável por ela. Todos os detalhes podem ser acessados no edital completo da 3ª edição da Janela Avaliação.

As propostas avaliativas serão consideradas com base nos seguintes critérios: aderência à metodologia da Assessoria para Avaliação da Enap; coesão e coerência da candidatura; potencial de geração de valor para a sociedade, com ênfase na redução das desigualdades sociais; motivação institucional para a realização da avaliação e usos da avaliação no contexto em que será desenvolvida. As propostas pré-selecionadas serão divulgadas até o dia 22 de janeiro de 2025. Na terceira fase do processo, as equipes selecionadas serão chamadas para entrevistas previstas para acontecerem entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2025. A divulgação das iniciativas selecionadas deverá acontecer em 25 de fevereiro de 2025, e o processo avaliativo da primeira chamada acontecerá entre os meses de março e junho.

Como funciona o serviço
A Assessoria para Avaliação é oferecida para equipes de servidores públicos que precisam realizar avaliação de políticas públicas e necessitam de orientação técnica e metodológica. De forma colaborativa, especialistas em avaliação e membros dessas equipes percorrem todas as etapas de um processo avaliativo, que deve ser orientado para a solução de problemas reais. Nessa jornada, colocada em prática por meio de oficinas virtuais, o protagonismo dos participantes é fundamental e avaliação e aprendizado caminham juntos. Saiba mais sobre a Assessoria para Avaliação da Enap.

Em breve
No segundo semestre de 2025, órgãos e entidades municipais poderão concorrer para terem uma política pública ou programa avaliado por meio da Assessoria para Avaliação da Enap, em parceria com o Itaú Social. Detalhes dessa etapa serão anunciados entre junho e julho.