Trabalho em parceria com a Enap busca aprimorar gestão e dar novos usos e ocupações ao patrimônio histórico brasileiro

Definir a estratégia e prioridades da gestão de mais de 28 mil sítios arqueológicos e 1,1 mil servidores distribuídos em 55 cidades brasileiras para garantir a democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro. Esses foram alguns dos desafios enfrentados pela equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que, com a assessoria da Enap, construiu colaborativamente o planejamento estratégico do Instituto para o período de 2021 a 2024. 

O planejamento estratégico apresenta o norte de uma instituição. É ele que define a estratégia para atingir as metas e objetivos organizacionais de médio e longo prazos. O Iphan definiu, por exemplo, metas como aumentar o acesso aos bens culturais e recuperar ou modernizar equipamentos culturais com obras de intervenção em bens tombados nas cidades históricas. 

A entrega do planejamento estratégico aconteceu no último dia 11 de maio, em encontro virtual com a presença de 250 colaboradores do Iphan e das equipes que atuaram no projeto. Também participaram da reunião a presidente do Iphan, Larissa Peixoto, e o presidente da Enap, Diogo Costa. 

Definir o propósito 

O Iphan é responsável por preservar e promover o patrimônio material e imaterial do país. Possui 27 superintendências, 37 escritórios técnicos e 6 unidades especiais no Brasil, como o Sítio Roberto Burle Marx e o Paço Imperial. Para Larissa Peixoto, presidente do Iphan, a ausência de um planejamento estratégico era um ponto crítico para a instituição. “Barco sem leme vai para qualquer lugar, está sujeito a qualquer vento.”, afirma. “Precisamos saber com clareza por que estamos aqui e o que precisamos entregar para a sociedade”, defende. 

De acordo com Larissa, fatores como a capilaridade do órgão e a pandemia complexificam a construção de um planejamento colaborativo para uma organização do porte do Iphan. E foi então que os caminhos do Iphan e da Enap se encontraram.

Em novembro de 2020, o Iphan procurou a Enap com o objetivo de realizar seu planejamento estratégico, com foco em melhorar a gestão e dar novos usos e ocupações aos bens, para garantir a democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro. O desafio era, em tempos de pandemia, fazer um trabalho que envolvesse equipes em tantos locais do país.

Estratégia construída a muitas mãos

“É sempre um desafio ampliar a escuta das pessoas de uma instituição geograficamente tão distribuída”, explica Adriana Ligiéro, assessora técnica de transformação governamental da Enap. “A pandemia deu-nos a oportunidade de testar dois novos formatos que deram muito certo. Começamos o projeto com uma oficina ampliada, pelo Zoom, que deu insumos para o planejamento. E fechamos o projeto com uma transmissão ao vivo para centenas de servidores, usando Streamyard e YouTube. Em ambos casos utilizamos o Mentimeter, aplicativo que permite apresentações e feedback em tempo real”, esclarece. 

Para Adriana, o planejamento estratégico é um “tema eterno”, que se utiliza de ferramentas consolidadas pelo tempo e que mantêm seu valor, mas também demanda o uso de novas abordagens e ferramentas engajadoras que estimulem a participação e o envolvimento dos times. 

E esse ponto foi crucial para o planejamento, que envolveu servidores de várias unidades da Federação. “Foi um trabalho incrível [da Enap], que conseguiu unir nosso time em um propósito de aprimorar nossa gestão e pensar o que a gente pode entregar para o cidadão”, afirma a presidente do Iphan. Ela destaca que, agora, a instituição entra em um novo patamar, onde a equipe tem clareza de onde e como quer chegar. “Isso vai unir todos no mesmo propósito, que é a maior intenção do nosso planejamento”, afirma.

A visão de Larissa é compartilhada por Diogo Costa, presidente da Enap. “O que o Iphan consegue fazer de melhor: garantir uma sustentabilidade histórica, fazer a vibração de novos ares nas paredes antigas. É conseguir integrar atividades econômicas, desenvolvimento, turismo, com  preservação do patrimônio cultural”, destacou Costa.

Para Arthur Bregunci, diretor de Planejamento e Administração do Iphan, o órgão agora tem seu plano de voo com instrumentos e indicadores que trazem segurança para a equipe e permitirão melhores entregas para os cidadãos.

Amanda Machado, gerente do projeto pela Enap, destaca que essa construção a muitas mãos com foco no desenvolvimento de competências da equipe passou inclusive pela escolha do tema que ilustra o registro gráfico do planejamento estratégico. A ideia, explica, foi uma definição do time, inspirada em uma matéria na imprensa na qual o Iphan falava da importância da literatura de cordel e da xilogravura na cultura brasileira.

A experiência da Enap

A Enap atua na transformação governamental (GNova Transforma), com o objetivo de oferecer assessoria técnica a outras instituições governamentais na construção de soluções para problemas públicos, na formulação e implementação de políticas públicas e na elaboração de estratégias organizacionais. 

Os projetos aceitos podem ser de um planejamento estratégico, como é o caso do Iphan, de redesenho de serviços com base na experiência do usuário, ou de formulação de estratégias, políticas ou programas, por exemplo.

A atuação do GNova Transforma é sempre colaborativa, inovadora e facilita processos para que o próprio órgão parceiro adquira conhecimento para se tornar autônomo na aplicação das metodologias. 

Nesta linha, a Enap apoiou em 2020, dentre outros, o planejamento estratégico da Casa Civil da Presidência da República; o desenho da nova interface do portal Gov.br, a partir dos momentos de vida do cidadão; o redesenho de um módulo do Siafi, com foco no usuário; e o planejamento da estratégia digital da Corregedoria-Geral da União. 

Conteúdo relacionado

Enap apoia construção de plano de trabalho da Política Nacional de Cultura Exportadora, no Pará

Oficinas auxiliam planejamento de ações para alavancar exportações paraenses, considerando futuros desejáveis, problemas e potencialidades do estado

Publicado em:
ThuPM-03E_February-0300RFebPM-03_1C5_PM11_4E05st_FebPM4st-0300R2024
Monitoramento integrado permitirá acompanhar a aplicação de recursos nas escolas públicas brasileiras

Projeto do FNDE e Enap trará subsídios para tomada de decisões ágeis na implementação de políticas educacionais

Publicado em:
SunPM-03E_December-0300RDecPM-03_0C5_PM00_7E50th_DecPM7th-0300R2021
Enap apoia aprimoramento de estratégias para monitorar políticas educacionais durante a pandemia

Parceria com o FNDE permitirá melhorar o acompanhamento de programas que atendem escolas de educação básica em todo o país

Publicado em:
TuePM-03E_May-0300RMayPM-03_0C5_PM00_2E21th_MayPM2th-0300R2021
Enap contribui com Inmetro para melhorar a  qualidade de testes rápidos para Covid

Associações, laboratórios e empresas ligadas ao setor se reúnem hoje para conhecer o novo projeto do Inmetro

Publicado em:
SunPM-03E_May-0300RMayPM-03_0C5_PM00_7E17nd_MayPM7nd-0300R2021