Parceria com o FNDE permitirá melhorar o acompanhamento de programas que atendem escolas de educação básica em todo o país

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vão aprimorar o monitoramento das políticas educacionais na educação básica brasileira. A parceria entre as duas instituições foi iniciada no última semana durante a oficina inaugural do projeto. Está prevista a realização de 15 atividades semanais e a estratégia de monitoramento será entregue em agosto.

“O monitoramento é um ingrediente essencial para que a gente consiga acreditar que uma política pública vai ter sucesso. No momento em que existe uma crise sobre nossa educação, a capacidade de tomar decisões com agilidade, de fazer com que a educação brasileira consiga sair dessa crise e ser o menos prejudicada possível é um clamor de toda a população”, afirma o presidente da Enap, Diogo Costa.

O aprimoramento da estratégia de monitoramento das políticas educacionais do FNDE será feito com base na experiência e percepção de diferentes atores e usuários dos programas implementados pelo órgão. O trabalho da Enap será apoiar a equipe do FNDE no entendimento do problema, na imersão na realidade, no desenho de melhorias do processo de monitoramento, e na construção de uma rota para implementação dessas melhorias. O objetivo é minimizar ou atacar os impactos negativos da pandemia e apontar soluções.

O desafio apresentado pelo FNDE é como monitorar a execução dos programas que estão sob sua responsabilidade nas escolas em todo o país em tempos de isolamento social, já que esse monitoramento era feito presencialmente. O monitoramento é o mecanismo que favorece que os recursos cheguem aos estados, municípios, escolas e estudantes na forma de políticas efetivas.

 “Nesta pandemia, que dura já mais de um ano, o que mais precisamos modelar são práticas inovadoras que possam trazer impactos positivos ao nosso trabalho. Um bom monitoramento é imprescindível para aprimorarmos as políticas educacionais, nos permite os ajustes e as mudanças de rumos”,  disse o presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte. 

Respostas rápidas para problemas urgentes

Segundo Costa, o retorno às aulas com segurança é prioridade em todo o mundo. "Hoje a gente vê a importância de livrar uma geração inteira dos danos causados pela ausência de aulas. Temos consciência do impacto que isso tem sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho”, diz o presidente da Enap, referindo-se à recente pesquisa feita pela agência de rating Moody’s sobre o mercado de trabalho e a pandemia. A pesquisa mostra que a participação de mulheres com filhos pequenos no mercado de trabalho teve queda de cerca de 4% em alguns países, já que elas tiveram que ficar com as crianças em casa.

Aprimorar a estratégia de monitoramento das políticas educacionais faz parte do projeto SuperaCovid, lançado pela Diretoria de Inovação da Enap em outubro de 2020. Foram selecionadas nove propostas para receberem apoio técnico e metodológico da Escola. A ideia é construir, de forma rápida e colaborativa com órgãos do Poder Executivo federal, soluções e estratégias para enfrentar os desafios impostos pela pandemia. “Na pandemia, a informação se torna ainda mais valiosa, para que boas decisões possam ser tomadas na velocidade que a população precisa e que o país exige”, acrescenta Diogo Costa.

O FNDE executa uma parte das ações do Ministério da Educação relacionadas à educação básica no país, com auxílio financeiro e técnico aos municípios. Entre suas ações estão o Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar e o Programa Nacional do Livro Didático, que abrangem todos os municípios brasileiros.

Além do FNDE, o SuperaCovid está auxiliando os ministérios da Saúde e da Economia, INSS, Dataprev, Embrapa e Inmetro. No Inmetro, o projeto foi desenvolvido para melhorar a qualidade dos testes rápidos para diagnóstico da Covid-19. Dele saíram dois produtos, o InMaker, um serviço de compartilhamento de laboratórios e equipamentos avançados para melhorar a confiabilidade dos testes. E o MR Covid, material de referência em medições, apresentado pelo Inmetro ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - INCQS , laboratório da Fiocruz responsável por avalizar os testes dos laboratórios no país.

Conteúdo relacionado

Enap apoia construção de plano de trabalho da Política Nacional de Cultura Exportadora, no Pará

Oficinas auxiliam planejamento de ações para alavancar exportações paraenses, considerando futuros desejáveis, problemas e potencialidades do estado

Publicado em:
ThuPM-03E_February-0300RFebPM-03_1C5_PM11_4E05st_FebPM4st-0300R2024
Monitoramento integrado permitirá acompanhar a aplicação de recursos nas escolas públicas brasileiras

Projeto do FNDE e Enap trará subsídios para tomada de decisões ágeis na implementação de políticas educacionais

Publicado em:
SunPM-03E_December-0300RDecPM-03_0C5_PM00_7E50th_DecPM7th-0300R2021
Planejamento estratégico? O Iphan agora tem o seu

Trabalho em parceria com a Enap busca aprimorar gestão e dar novos usos e ocupações ao patrimônio histórico brasileiro

Publicado em:
TuePM-03E_May-0300RMayPM-03_0C5_PM00_2E20th_MayPM2th-0300R2021
Enap contribui com Inmetro para melhorar a  qualidade de testes rápidos para Covid

Associações, laboratórios e empresas ligadas ao setor se reúnem hoje para conhecer o novo projeto do Inmetro

Publicado em:
SunPM-03E_May-0300RMayPM-03_0C5_PM00_7E17nd_MayPM7nd-0300R2021