Associações, laboratórios e empresas ligadas ao setor se reúnem hoje para conhecer o novo projeto do Inmetro

Fabricantes de testes rápidos para Covid e de insumos proteicos reúnem-se com o Inmetro e Enap na manhã de hoje, 3/5, para conhecer o #InMaker - InmetroContraCovid, um programa de compartilhamento de equipamentos avançados e conhecimentos, voltado para as empresas que querem aprimorar a qualidade dos testes de Covid-19. O novo serviço é produto do projeto de inovação desenvolvido em parceria com a Enap, no âmbito dos esforços da Escola de apoiar órgãos de governo no enfrentamento à pandemia. 

Em outubro do ano passado a Enap lançou chamada de projetos de transformação em governo (SuperaCovid) com foco na mitigação dos efeitos da pandemia. Dos inscritos, nove projetos foram selecionados para receber apoio técnico e metodológico na construção de soluções e estratégias para os desafios apresentados. O projeto proposto pelo Inmetro foi o de aumentar a confiança dos testes rápidos para diagnóstico da Covid-19.

“A chamada SuperaCovid permitiu focar a atuação da área de transformação em governo da Enap nos desafios emergentes e decorrentes da pandemia de Covid-19, como a questão da qualidade dos testes para detecção da doença” reforça Fernanda Machiaveli, coordenadora de transformação governamental da Enap. Ela destaca que na seleção de projetos que recebem apoio da Enap são levados em conta, dentre outros, aspectos como impacto e valor público gerado pela resolução do problema; envolvimento de equipe colaborativa; abertura à experimentação de novas metodologias; e capacidade de geração de aprendizado para a equipe demandante e para a Enap.

#InMaker é a primeira de novas entregas em estudo 

Quem fala sobre o #InMaker é Taynah Lopes de Souza, chefe da Divisão de Inovação Tecnológica do Inmetro. Integrante da equipe que está trabalhando com a Enap, ela explica que o Inmetro compartilhará seus equipamentos avançados, que poderão ser utilizados pelas empresas do setor de modo a aprimorar suas metodologias e o processo produtivo como um todo. “Com acesso a essa infraestrutura e possibilidade de colaboração com nossos pesquisadores, as empresas não precisam realizar investimentos que seriam muito custosos e ainda podem se valer de técnicas avançadas desenvolvidas por nossas equipes de pesquisa”, afirma Thaynah. Ela destaca que este é também o primeiro passo para o estabelecimento de uma rede colaborativa ampla, que contribua para o fortalecimento do ecossistema de inovação no país.  

“A ideia do evento de lançamento é identificarmos e captar as empresas, avaliar e até receber pontos para melhoria do projeto”. diz Thaynah. Ela define o #InMaker como um piloto que poderá ser ampliado para uso de todo o segmento de biotecnologia e outros setores produtivos como um todo. Parceiros importantes e estratégicos que estarão presentes ao evento e apoiam o projeto são a Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida (Anbiotec), a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) e a Aliança Latino Americana para o Desenvolvimento do Diagnóstico in Vitro (ALADDIV).

Como uma escola de governo apoia órgãos governamentais no enfrentamento da pandemia?

Em outubro de 2020, na Chamada de Projetos #SuperaCovid, a proposta: Testes rápidos para Covid-19: como podemos confiar?, do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro) foi um dos projetos selecionados para a assessoria da Enap.

Para contribuir no aumento da confiança do processo de oferta de testes rápidos para diagnóstico da Covid, o Inmetro precisaria conhecer a demanda de empresas produtoras de testes para contribuir com o aprimoramento de seus produtos, especialmente no que tange questões associadas à metrologia e rastreabilidade metrológica. Uma das dificuldades apontadas foi o relacionamento com o setor produtivo para temáticas relativas à ciência e tecnologia. O principal produto vislumbrado foi uma proposta de desenho para tratar demandas recebidas/identificadas pelo órgão, respondendo perguntas como: quais necessidades precisamos atender? Quais recursos mobilizar? Que atores (internos e externos) devem ser chamados para participar? Quais os resultados possíveis e em que prazo?

Durante os 17 encontros, realizados até o momento, foram trabalhados os seguintes pontos: definição e contextualização do problema, mapeamento de indicadores de sucesso, desenho de personas, mapeamento de jornadas e hipóteses, criação de estratégia de pesquisa em campo, a realização da própria pesquisa de campo e elaboração de MVP (Produto Mínimo Viável) com propostas de solução para o problema levantado.

Alinhada à aplicação da inovação e da transformação governamental, foram usadas metodologias testadas e aprovadas pela Enap na construção colaborativa, como future backward, lean inception e wardley mapping, com a participação ativa e engajada da equipe do Inmetro. Além disso, o projeto contou com o trabalho de facilitação gráfica, durante todo o processo, complementando com técnicas de construção de storyboards e de apresentações visuais.

Thaynah de Souza destaca que “com as metodologias oferecidas pela Enap pudemos entender melhor o problema com o qual nos deparávamos, identificar as reais necessidades e demandas do setor, para então construir soluções especificamente voltadas para esse segmento fundamental no combate à pandemia”. As metodologias e o conhecimento compartilhado ajudaram a desenhar propostas concretas para que o Inmetro possa ofertar serviços tecnológicos para apoio ao setor, concedendo mais confiança e eficiência ao processo de fabricação dos testes, segundo Thaynah.

Pela Enap, o projeto foi conduzido por Amanda Machado, Fernanda Machiaveli, Gino Terentim e Ana Palu e pelo Inmetro por Ana Carolina Pinto, Ana Lúcia Borges, Eveline de Robertis, Fabiana Adati, Marcelo Medeiros, Paulo Beltrão e Taynah Souza. 

Sobre o evento de lançamento do #InMaker 

Quando? 03/05, segunda-feira, das 10 às 11h30 min

Como? Evento virtual – Plataforma Zoom

Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/inmaker---inmetrocontracovid__1200252

Conteúdo relacionado

Enap apoia construção de plano de trabalho da Política Nacional de Cultura Exportadora, no Pará

Oficinas auxiliam planejamento de ações para alavancar exportações paraenses, considerando futuros desejáveis, problemas e potencialidades do estado

Publicado em:
01/02/2024
Monitoramento integrado permitirá acompanhar a aplicação de recursos nas escolas públicas brasileiras

Projeto do FNDE e Enap trará subsídios para tomada de decisões ágeis na implementação de políticas educacionais

Publicado em:
19/12/2021
Enap apoia aprimoramento de estratégias para monitorar políticas educacionais durante a pandemia

Parceria com o FNDE permitirá melhorar o acompanhamento de programas que atendem escolas de educação básica em todo o país

Publicado em:
25/05/2021
Planejamento estratégico? O Iphan agora tem o seu

Trabalho em parceria com a Enap busca aprimorar gestão e dar novos usos e ocupações ao patrimônio histórico brasileiro

Publicado em:
18/05/2021