A edição "Integridade em debate" recebeu projetos sobre atuação da CGU, desafios da administração pública, temáticas sociais, entre outros

Saiu o resultado do último edital do programa Cátedras Brasil. Com o tema “integridade em debate”, os dez bolsistas selecionados - entre eles estudantes, professores, pesquisadores e profissionais (servidores públicos ou não) terão subsídios de R$ 4,5 mil mensais durante cinco meses, para realizar pesquisas na área.

O processo seletivo, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), teve quatro etapas: validade das inscrições; pontuação da titulação e publicações; análise dos projetos e entrevistas. A partir de agora, a CGU acompanhará a execução das pesquisas, juntamente com a Enap.

Conheça os 10 bolsistas selecionados:

  • Eduardo José Grin: "Dissonâncias e discrepâncias entre a CGU como órgão de controle e os gestores auditados: o que há por descobrir?"
  • Maria Rita Garcia Loureiro Durand: "Os desafios da atuação da CGU no equilíbrio dos papéis de órgão de controle interno e de combate à corrupção"
  • Mariana Batista da Silva: "Gênero e promoção da integridade: evidências dos governos locais."
  • Paulo Ricardo da Costa Reis: "Gênero, Raça e Integridade Organizacional: uma análise na perspectiva da burocracia representativa".
  • Alessandro Bandeira de Oliveira: "Integridade no Setor Público: uma análise da Gestão de Riscos em Múltiplas Dimensões"
  • Ingrid Palma Araújo: "Equidade de Dados Abertos Governamentais: uma abordagem de inovação inclusiva para políticas públicas"
  • Eduardo de Sampaio Leite Jobim: "Conciliando a avaliação dos Programas de Integridade com a realidade das Micro e Pequenas Empresas: desafios e soluções"
  • André Pires Gontijo: "Melhoria das Políticas Públicas e dos Serviços Públicos por meio do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal: limites e possibilidades dos desafios relacionados à acessibilidade e à inclusão digital."
  • Natasha Borali: "Ouvidorias públicas brasileiras e o aprimoramento do serviço público: panorama e tendência."
  • Júlio Cesar Andrade de Abreu: "Participação Democrática Digital, Blockchain e Melhoria Contínua dos Serviços Públicos: Proposição de um Framework para Gerenciamento de melhorias na prestação de serviços.”

Os resultados finais deverão ser apresentados em policy papers e também em um evento, a ser realizado em 2024. Todas as etapas do processo seletivo foram publicadas na página de Bolsas de Pesquisa no portal da Enap: https://enap.gov.br/pt/pesquisa-e-conhecimento/bolsas-de-pesquisa