O Programa Cátedras Brasil apoia o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, projetos orientados a constituir evidências e análise sobre condições do serviço público, reunindo academia e prática. As bolsas de estudo são destinadas a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais interessados em se engajar nas atividades da Escola. 

O Cátedras procura absorver contribuições interdisciplinares e inovadoras nos campos de conhecimento correlatos à gestão, administração e políticas públicas, com o objetivo de agregar valor às atividades de produção e disseminação de conhecimento. 

O foco é a proposição de uma abordagem que privilegie a resolução de problemas políticos, econômicos e sociais. Ganha a administração pública brasileira, que passa a contar com conhecimento aplicado. Esse aprendizado envolve a construção de um repositório de informações sobre políticas públicas, tanto intergovernamentais como dos setores empresarial e público não estatal. 

Ofertas de bolsas - Chamadas públicas

Cátedras Brasil 2020 

Seleciona projetos de pesquisa que gerem subsídios para a melhoria da gestão pública, com foco no desenvolvimento de soluções nas áreas de análise de impacto regulatório, análise de resultado regulatório e mudanças regulatórias que não envolvem orçamento. Áreas temáticas: 

  • Propostas de mudanças regulatórias que não envolvem orçamento
  • Estudos de caso e melhores prácas em AIR e ARR, com contextualização e análise sobre possibilidade de extrapolação para o Brasil

Quantidade de bolsas: 10
Duração da bolsa:
 9 meses
Valor: R$ 3 mil/mês 


Cátedras fast track Covid-19

Temática: Políticas públicas de enfrentamento à pandemia de Covid-19
Quantidade de bolsas: 10
Duração da bolsa:
3 meses
Valor: R$ 5 mil/mês 


 

2019

Edital nº 50/2019 

 

2018

Edital nº 05/2018

 

2017

Edital nº 22/2017

Edital nº 84/2017

 

2015

Edital nº 11/2015

 

2014

Edital nº 01/2014

 

Perguntas frequentes