- Acesso a informação
- Educação e Capacitação
- Inovação
- Pesquisa e Conhecimento
- Pós-graduação
Segunda chamada - Formação Inicial de ACE
Informações do curso
- Carga horária: 380h
- Modalidade: Presencial
- Período: 21 de janeiro a 28 de abril de 2026
- Aulas: Segunda a sexta
- Horários:
09h00 às 12h00 (manhã)
14h00 às 17h00 (tarde)
O que você vai aprender neste curso
- Aplicar princípios democráticos fundamentais e respeito aos direitos humanos na gestão pública.
- Analisar problemas e propor soluções em ambientes complexos.
- Inovar na formulação de políticas comerciais e no fortalecimento das estruturas produtivas nacionais.
- Aplicar os instrumentos para a análise positiva e normativa do comércio internacional e dos IDEs.
- Manejar conceitos econômicos básicos, especialmente na área da macroeconomia, aplicáveis à análise econômica e ao processo de desenvolvimento econômico e social de países.
- Aplicar o arcabouço teórico sobre inovação, concorrência e organização industrial nas diversas fases da política de desenvolvimento econômico.
- Interpretar conceitos e normativos fundamentais sobre comércio internacional, integração regional na América Latina e sustentabilidade.
- Analisar as mudanças e compreender conceitos do comércio internacional.
- Analisar problemas regulatórios e elaborar alternativas e instrumentos regulatórios consistentes e inovadores.
- Subsidiar as negociações de comércio exterior.
- Propor instrumentos de Economia Verde como vetor de desenvolvimento sustentável da Bioindústria.
- Ampliar políticas de inserção internacional e competitividade econômica.
Eixos Programáticos
Eixo 1: Estado, Democracia e Cidadania
Eixo 2: Desenvolvimento Econômico
Eixo 3: Grandes Temas do Sistema MDIC
| Cronograma dos Eixos - ACE | |
|---|---|
| Período do Curso de Formação | 21/01 a 28/04/2026 |
| Eixo 1 | 21/01 |
| Eixo 2 | 12/02 |
| Eixo 3 | 16/03 |
Conheça a Metodologia
- Aulas participativas: aprendizado centrado no aprendiz com oportunidades de troca de experiências.
- Estudos de caso: análise de problemas e soluções de políticas públicas complexos para compreensão e aplicação prática de conhecimentos da gestão pública.
- Palestras: especialistas acadêmicos e servidores experientes de cargos estratégicos abordando temas atuais e alinhados às respectivas carreiras.
- Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning - PBL): trabalho em equipe para a busca de soluções inovadoras de problemas públicos. Ao estimular a análise crítica e a pesquisa autônoma, o laboratório propõe a aplicação do conhecimento e instrumentos de gestão para a tomada de decisão fundamentada.
Local
Enap - Escola Nacional de Administração Pública
Asa Sul • SPO Área Especial 2-A • CEP 70.610-900 • Brasília/DF