Já está no ar a primeira versão online da edição especial "Governments and Covid-19" da Revista do Serviço Público (RSP). Com artigos em língua inglesa ou espanhola, esta edição aborda o contexto da atual pandemia e abre o debate sobre como os governos enfrentam essa crise sem precedentes, mas que tem exigido respostas e ações rápidas não só do poder público, mas de toda a sociedade.
Até o momento, quatro artigos já foram publicados e estão disponíveis gratuitamente para download e leitura. A edição especial surgiu inspirada na tendência mundial de publicação dos artigos científicos assim que aprovados, antes do fechamento de um número. É o chamado artigo que é disponibilizado online first, ainda sem a paginação definitiva, mas já aprovado pelos pareceristas.
O primeiro artigo procura estimar os custos econômicos iniciais das medidas adotadas para mitigar a expansão do Covid-19 no estado do Rio Grande do Sul. Os resultados mostram que o setor formal da economia gaúcha perdeu R$ 1.56 bilhões em 27 dias de lockdown. Para que este custo valesse a pena, diz o autor, cerca de 13 mil mortes por Covid-19 deveriam ser salvas.
O segundo artigo traz uma reflexão sobre a gestão pública diante da pandemia tomando como exemplos os casos da Espanha, Alemanha e Suécia. Faz também uma análise sobre os impactos na reconfiguração e orientação do Estado e na relação entre a sociedade e a Administração Pública.
O terceiro artigo deriva de um projeto de pesquisa em andamento que propõe o uso da internet das coisas no monitoramento da saúde. Aborda o uso efetivo das tecnologias de Big Data, Inteligência Artificial e Análise de Dados no combate ao novo Coronavírus.
Por fim, o último artigo publicado até o momento tem o objetivo de demonstrar o uso potencial da Análise de Impacto Regulatório (AIR), como alternativa no direcionamento do pensamento crítico, racional e lógico para a formulação de políticas e ações regulatórias para o enfrentamento de Covid-19 .
Instruções e submissões
Os interessados em participar da edição especial da RSP sobre "Governments and Covid-19", tem até o dia 18 de agosto de 2020 para a submissão dos artigos em inglês ou espanhol. Clique aqui para saber mais.
Os artigos enviados serão revisados em até 5 dias úteis e, se aceitos, serão disponibilizados online first, ou seja, publicadas ainda sem a paginação definitiva, mas já aprovado pelos pareceristas. Ganham os autores e os leitores. A edição definitiva estará disponível online a partir do dia 1º de setembro.
Para saber mais sobre os requisitos que são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso, acesse o site: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/about/submissions
Sobre o RSP
A RSP é um periódico acadêmico trimestral publicada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) - um think tank brasileiro afiliado ao Ministério da Economia do governo federal brasileiro.
A Revista foi estabelecida em 1937 como um veículo oficial de comunicação do governo e é até hoje, um dos periódicos brasileiros mais relevantes sobre a temática de Administração Pública.
A publicação incentiva contribuições originais que lidam com questões relevantes para os problemas contemporâneos em relação a aspectos institucionais do relacionamento entre governos e sociedade. Os trabalhos publicados concentram-se principalmente em temas como Administração Pública, Gestão Pública, Ciência Política e Economia Pública. A partir de 2020, os editores incentivam os envios em inglês e espanhol.
Busca também disseminar conhecimentos e estimular a reflexão e o debate, apoiando o desenvolvimento dos servidores, o seu compromisso com a cidadania e a consolidação de uma comunidade de praticantes, especialistas e interessados nos temas de políticas públicas e gestão governamental.