Capacitações abordam temas variados, de contratações públicas e fiscalização de obras até pensamento ágil e comunicação não violenta

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) está com inscrições abertas para 50 cursos exclusivos para servidores públicos agora no mês de agosto. Os cursos vão de agosto até outubro. As aulas são gratuitas e ao vivo. 

A Escola utiliza tecnologias e metodologias ativas e inovadoras, a exemplo de exercícios em grupo, estudos de caso, problematização, exposição dialogada, debate e simulações. Os alunos podem interagir com especialistas e colegas em uma sala de aula virtual, com data e hora marcados.

Na vitrine de cursos, é possível consultar detalhes de cada turma, como dias e horários de realização, e professores. Confira abaixo uma seleção de cursos com inscrições abertas em agosto. 

Observação: essa matéria considera dados de 02/08/21. Recomendamos consultar o catálogo de cursos para checar eventuais atualizações. 

Análise e ciência de dados

A gestão dos órgãos e o desenvolvimento de políticas públicas geram uma quantidade enorme de dados que, nem sempre, são fáceis de serem analisados. Conheça este curso para produzir informações estratégicas para a tomada de decisões. 

  1. Análise estatística inferencial, com R (carga horária: 26 horas). 
Comunicação

Comunicação é uma das sete competências transversais ao servidor público federal. Relaciona-se aos elementos de indagação, escuta, expressão e troca de ideias, em momentos apropriados e de forma efetiva, garantindo-se a dinâmica produtiva das interações internas e externas. Conheça a oferta: 

  1. Comunicação não-violenta: bases e aplicações na era do trabalho remoto (carga horária: 18h)
  2. Comunicação efetiva: indo direto ao ponto (carga horária: 6h)
  3. Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Básico  (carga horária: 48h)
  4. Relações interpessoais e feedback (carga horária: 21h)
  5. Uso de mídias sociais na comunicação institucional (carga horária: 18h)
Liderança

Oferece soluções de treinamento e desenvolvimento destinadas a líderes e gestores governamentais. Com base em metodologias, temáticas e formatos diversificados, diferenciados e inovadores, as ações de desenvolvimento e formação executiva se orientam para o desenvolvimento de competências essenciais a líderes e gestores, notadamente aos altos executivos do governo.

  1. Liderança como Essência da Gestão (carga horária: 21h). 
  2. Liderança sinérgica e cultura empática: introdução à comunicação não violenta (CNV) (carga horária: 18h). 
  3. Desenvolvimento de Gerentes de Gestão de Pessoas (carga horária: 103h). 
  4. Desenvolvimento de Gerentes de Orçamento e Finanças (carga horária: 100h)
Direito e legislação

Relaciona-se com o ordenamento jurídico ou conjunto de regras, normas e atos com valor jurídico, em âmbito nacional e internacional, que visam regular a vida em sociedade e a relação entre as nações. 

  1. Princípios de Direito Constitucional Administrativo e Suas Aplicações Práticas (carga horária: 21h)
Economia

Abrange as políticas de desenvolvimento produtivo, setoriais, regionais e nacionais, voltadas para o desenvolvimento econômico e social do país, que geram oportunidades de trabalho e empregos, com ampliação da produtividade, da competitividade e da sustentabilidade da economia.

  1. Economia do Setor Público (carga horária: 21h)
Educação e docência

Abarca o desenvolvimento dos atributos essenciais para as ações de capacitação em temas tais como fundamentos do ensino para adultos, desenho instrucional, métodos e técnicas de ensino e formação de facilitadores de aprendizagem nas modalidades do ensino presencial, a distância e híbrido.

  1. Didática para Facilitação de Aulas Remotas  (carga horária: 35h)
Estratégia e planejamento

Relaciona-se com a utilização de métodos e técnicas destinados à contextualização e definição de metas e objetivos, organização de planos de ação, mobilização de recursos e tomada de decisão, bem como das capacidades exigidas para o exercício da gestão estratégica, que permitam às organizações públicas enfrentar seus desafios e gerir as políticas, programas e projetos de forma eficiente, eficaz e efetiva. 

  1. Gestão Integrada na Administração Pública (carga horária: 20h)
  2. Análise e Melhoria de Processos (carga horária: 35h)
  3. Gestão da Estratégia com BSC (carga horária: 28h)
  4. Administração Pública e Contexto Institucional Contemporâneo (carga horária: 14h)
    Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional (carga horária: 28h)
Gestão de pessoas

Abrange as capacidades para lidar com os fundamentos jurídicos, com as políticas, com os modelos gerenciais, com o ciclo de recursos humanos (seleção e recrutamento, desenvolvimento, remuneração, avaliação e inatividade) e com os sistemas estruturadores do Sipec.

  1. Atuação Estratégica de Equipes de Gestão de Pessoas (carga horária: 21h)
  2. Planejamento das Ações de Desenvolvimento com Base em Competências (carga horária: 21h).
Governo e transformação digital 

Reúne iniciativas voltadas ao estímulo à implantação e sustentação da cultura digital no contexto das organizações públicas em função da melhoria dos padrões de qualidade na gestão das políticas públicas, simplificação e celeridade dos processos de trabalho e efetividade no atendimento às necessidades dos cidadãos. 

  1. Dominando a gestão de projetos (carga horária: 21h)
  2. Transformando ideias em projetos (carga horária: 14h)
  3. Priorizando e selecionando projetos (carga horária: 14h)
  4. Pensamento Ágil em Projetos (carga horária: 14h)
  5. Gestão de Processos com Foco em Inovação (carga horária: 21h)
  6. Excel Descomplicado (carga horária: 20h)
  7. Mergulhando no Excel (carga horária: 20h)
  8. Cidades Inteligentes: uma proposta aplicada (carga horária: 24h).
  9. Transformando Serviços com Design Thinking  (carga horária: 21h)
  10. Gestão e Difusão de Inovações no Setor Público (carga horária: 14h) 
Logística e compras públicas

Compreende a abordagem das bases conceituais, metodológicas, técnicas e tecnológicas, bem como os fundamentos legais e procedurais, do gerenciamento da cadeia de suprimentos nas organizações públicas.

  1. Gestão de Riscos nas Contratações Públicas (carga horária: 21h)
  2. Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (carga horária: 21h)
  3. Aplicação de Penalidades nos Contratos Administrativos (carga horária: 21h)
  4. Elaboração de Termos de Referência para Contratação de Bens e Serviços 
  5. Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos
  6. Formação de Pregoeiros - Prática (carga horária: 14h). 
Meio ambiente

Abarca a agenda ambiental visando atender as necessidades da geração presente e das futuras de forma que o capital natural seja mantido e enriquecido em sua capacidade de regeneração, reprodução, e coevolução. Aborda a valorização e a disseminação de práticas relacionadas à sustentabilidade e desenvolvimento para além da abordagem setorial da área ambiental do governo federal.

  1. Licenciamento Ambiental Federal - Módulo Básico (carga horária: 40h). 
Orçamento e finanças

Oferta para capacitar servidores na gestão dos processos de elaboração, implementação e avaliação do processo orçamentário, da execução financeira, da administração tributária e dos procedimentos contábeis no setor público. Aborda também aspectos referentes aos fundamentos jurídicos, métodos, técnicas e operacionalização de sistemas; e inclui temas atinentes aos mecanismos de controle, inspeção e educação fiscal. 

  1. Contabilidade Básica Aplicada ao Setor Público
  2. Contabilidade com Foco na Gestão da Informação Contábil
  3. Gestão de Convênios para Concedentes 
  4. Práticas na Execução Orçamentária e Financeira 
  5. Processo Legislativo Orçamentário - Orçamento Impositivo
Políticas públicas

Abrange aspectos teóricos e práticos relacionados à formulação, análise, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, bem como a reflexão, o debate e a troca de experiências sobre papel do Estado. Inclui e valoriza o estudo de teorias, abordagens metodológicas e ferramentas de análise que contribuam para o desenvolvimento de competências e, no sentido mais amplo, das capacidades estatais para melhoria dos processos e resultados da ação pública em suas diversas esferas. 

  1. Desenho de Políticas e Programas Governamentais: análise executiva de consistência, coerência e coesão
  2. Ferramentas Aplicadas à Análise do Impacto Regulatório
  3. Avaliação Ex Post para Políticas Públicas: avaliação executiva (turma exclusiva Ministério da Justiça)
  4. Economia Comportamental Aplicada às Políticas Públicas (turma exclusiva ANS)
  5. Teoria e Prática do Direito na Administração Pública
Regulação

Reúne ações de desenvolvimento voltadas ao aperfeiçoamento das ''políticas regulatórias''  no país, que ao mesmo tempo propiciem um ambiente regulatório adequado para as diversas falhas de mercado e uma melhoria no ambiente de negócios e nas liberdades individuais dos brasileiros. As ações de desenvolvimento buscam propiciar um ambiente regulatório que se aproxime das melhores práticas e padrões internacionais. 

  1. Análise de Impacto Regulatório - Conceitos Básicos. Curso exclusivo para carreiras EPPGG, APO, ACE, AFFC, AIE, ATPS, ATI, ER, PFN, TPP. 
  2. Curso Aplicado em Análise de Impacto Regulatório (AIR) (turma exclusiva Anvisa)
Transparência, Controle e Participação 

Abarca as políticas e procedimentos de controle e fiscalização estabelecidos no contexto governamental em função da redução de riscos e melhoria dos padrões de governança.

  1.  Controle e Transparência no Setor Público
Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Enap e MTR realizam evento do ciclo de palestras para certificação avançada em Infraestrutura para o Desenvolvimento Sustentável

O evento “Novo PAC e seus desafios” aconteceu nesta sexta-feira (27/10), na sede da Enap, em Brasília, e foi transmitido pelo canal do Youtube da Escola

Publicado em:
ThuPM-03E_October-0300ROctPM-03_0C5_PM00_4E43th_OctPM4th-0300R2023
Enap lança rede de fomento à mentoria no setor público

Iniciativa já conta com multiplicadores em 11 órgãos. Estratégia é consolidar a cultura de mentoria.

Publicado em:
ThuPM-03E_November-0300RNovPM-03_0C5_PM00_4E46th_NovPM4th-0300R2022
Enap lança cartilha para multiplicar iniciativas de mentoria no setor público

Documento traz o passo a passo para órgãos públicos 

Publicado em:
WedPM-03E_October-0300ROctPM-03_0C5_PM00_3E43th_OctPM3th-0300R2022
FronTend discutirá os impactos da blockchain no setor público

Parceria da Enap com a Microsoft traz a advogada Camila Rioja, precursora na junção do direito com a tecnologia 

Publicado em:
MonPM-03E_August-0300RAugPM-03_0C5_PM00_1E34nd_AugPM1nd-0300R2022