Formação Inicial para
Carreiras Transversais

Referência na capacitação de
servidores públicos federais

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) é uma referência na formação e capacitação de servidores públicos federais em nível nacional. Conforme disposto no art. 1º de seu Estatuto, aprovado na forma do Decreto nº 10.369, de 22 de maio de 2020, a Enap tem por finalidade promover, elaborar e executar programas de capacitação de recursos humanos para a administração pública federal, com vistas ao desenvolvimento e à aplicação de tecnologias de gestão que aumentem a eficácia e a qualidade permanente dos serviços prestados pelo Estado aos cidadãos. A formação inicial de carreiras é a missão institucional da ENAP desde o início da história de duas carreiras: Analista de Planejamento e Orçamento e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. A Enap tem como objetivo ampliar o número de carreiras e servidores que tenham acesso a uma formação inicial, considerando as inúmeras demandas que a Escola recebe de diferentes órgãos por uma formação inicial para seus servidores. 

Formação

Formação

Em 2024 a Enap foi responsável por conceber e executar, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a formação inicial para a carreira de Técnico de Pesquisa e Planejamento do IPEA. O curso, composto por uma carga horária total de 320 horas, é parte obrigatória no estágio probatório para as pessoas servidoras aprovadas no certame mais recente. Com elaboração conjunta de 160 horas pelo IPEA e 160 horas pela Enap, as disciplinas incluem uma concepção geral do Estado brasileiro e instituem competências fundamentais para o desempenho do cargo, de acordo com os princípios da Administração Pública Federal. Realização do curso de 26 de agosto a 27 de setembro.


Outra oferta de Curso a ser iniciada ainda em 2024 se trata do Curso de Formação para a Carreira de Analista de Planejamento e Orçamento. O Curso terá uma carga horária de 600 horas e acontecerá no período de 04 de novembro de 2024 a 14 de março de 2025.

Competências

Os cursos de formação para carreiras transversais são instruídos por metodologias ativas de ensino e aprendizagem voltadas para a construção de competências profissionais. As disciplinas são agrupadas em eixos temáticos. Além das competências transversais e específicas, expressas em cada um dos Projetos Pedagógicos de Curso, busca-se também o desenvolvimento das seguintes competências essenciais de liderança:

Visão de futuro
Capacidade para imaginar e prospectar futuros, de traçar diretrizes estratégicas para a organização e para a sociedade, tendo por base as características históricas, o contexto e as tendências em âmbito local, regional, nacional e internacional, aliada à capacidade para imaginar e prospectar cenários para além do futuro imediato.Comunicação estratégica
Comunicação estratégica
Capacidade de desenvolver conceitos e ideias com clareza, de comunicar propósitos, planos e estratégias e inspirar confiança, de estabelecer uma comunicação empática, persuasiva e influente, de construir narrativas que representem e legitimem a atuação da organização.
Geração de valor para o usuário
Capacidade e sensibilidade para compreender as necessidades e expectativas dos usuários em relação aos serviços do Estado, de orientar a atividade da organização para o resultado, e de buscar o envolvimento da sociedade no processo de formulação e implementação da política e dos serviços públicos.
Inovação e Mudança
Capacidade de questionar abordagens convencionais na solução de problemas, de adotar novos insights à sua ação, de criar um ambiente propício à experimentação e à melhoria contínua, de suscitar e encorajar ideias de vanguarda e novas formas de se trabalhar, adotando medidas incrementais ou disruptivas que conduzam a organização a responder de forma adequada ao contexto e se preparar face a cenários futuros.
Gestão de crises
Capacidade de antecipar, identificar e administrar a ocorrência de situações de risco, de construir soluções criativas, estratégicas e tempestivas adequadas ao contexto. Capacidade de ação em face de situações de imprevisibilidade e escassez, e de reação sob pressão.
Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal
Capacidade de empregar o autoconhecimento e a inteligência emocional na construção de sua identidade de líder, de reconhecer intimamente suas forças e fraquezas de ordem comportamental, de administrar suas emoções de modo a construir uma cultura organizacional fundada em valores humanos.
Coordenação e colaboração em rede
Capacidade de transitar com desenvoltura por uma linha de construção de entendimentos que vai desde a coordenação de interesses à gestão de conflitos, favorecendo a governabilidade por meio da construção de coalizões e consensos em torno de agendas de interesse comum.
Gestão para resultados
Domínio dos conhecimentos sobre gestão, inerentes à capacidade de tomar decisões e gerenciar de forma competente e estratégica os atos da organização. Capacidade de atuar com base em desempenho, metas, resultados e impactos, construídos de forma aderente ao contexto organizacional e social existente.
Engajamento de pessoas e equipes
Capacidade de conduzir as pessoas ao encontro da visão, missão e objetivos organizacionais, de atuar como líder agregador, engajador, incentivador e empoderador, que construa um ambiente inclusivo, favorável à cooperação e ao trabalho em equipe

Contato

Mais informações, sobre a formação, entre em contato pelo e-mail cgint@enap.gov.br

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