
Caso aplicável, os/as convocados/as para matrícula no curso de formação em caráter sub judice devem realizar a matrícula por meio do botão a seguir.
Período de matrícula encerrado.
As aulas serão totalmente presenciais,
de segunda a sexta-feira, em Brasília/DF.
Período de matrícula encerrado.
As aulas serão totalmente presenciais,
de segunda a sexta-feira, em Brasília/DF.
Caso aplicável, os/as convocados/as para matrícula no curso de formação em caráter sub judice devem realizar a matrícula por meio do botão a seguir.
A ENAP não envia email para iniciar a matrícula ou faz contato direto com candidatos.
A metodologia utilizada será baseada no ensino e aprendizagem de adultos, com foco na prática, na solução de problemas e na inovação. O objetivo é desenvolver competências essenciais para a atuação no serviço público, visando a formação integral dos candidatos.
Serão priorizadas as metodologias ativas de ensino aprendizagem, com estratégias que incluem:
O Curso de Formação representa um passo importante para o fortalecimento das capacidades do serviço público, preparando profissionais para enfrentar desafios com competência, ethos público, inovação e compromisso.
Conhecimentos especializados para execução de atividades de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, orientados por valores democráticos e éticos.
Conhecimentos especializados de gestão governamental, relativas à formulação, implementação, controle e avaliação de políticas de comércio exterior, orientados por valores democráticos e éticos.
Conhecimentos especializados de planejamento, coordenação, fiscalização, assistência técnica e execução de projetos e obras de infraestrutura de grande porte, orientados por valores democráticos e éticos.
Conhecimentos especializados de gestão e governança de TI, segurança cibernética, inovação de serviços e infraestrutura de dados, orientados por valores democráticos e éticos.
Conhecimentos especializados sobre programas e políticas nas áreas sociais e nos sistemas únicos, orientados por valores democráticos e éticos.
Data da última atualização: 12/03/2025
Sim. O curso de formação é a terceira etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e possui caráter eliminatório e classificatório para nove cargos (EPPGG, ACE, ATI, ATPS, AIE, AFT, ANEEL, ANTAQ, ANS). Isso significa que a reprovação no curso resulta na eliminação do concurso e a nota obtida no curso será usada na classificação final.
Os candidatos convocados para os cursos de formação nas carreiras EPPGG, ACE, AIE, ATI e ATPS deverão se matricular no site da Enap (https://www.enap.gov.br/) no período de 10 de março, às 8h, até 18 de março de 2025, às 23h59, horário de Brasília/DF. Ressaltamos que a não realização da matrícula dentro do prazo resultará na perda da vaga.
Os documentos para matrícula estão listados no art. 10 do Regulamento, que deve ser consultado para garantir que nenhum item seja esquecido. Os principais documentos são:
Observação: Solicitar afastamento para participar de curso de formação é a possibilidade de o/a servidor/a se afastar das suas atividades laborais para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal, nos termos do § 4º do art. 20 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Clique aqui e saiba mais acessando o ColaboraGOV.
Ainda com dúvidas? Consulte aqui o Regulamento completo.
Servidor de outra esfera que não seja da Administração Pública Federal deve procurar o setor de Recursos Humanos do seu órgão de origem para se informar sobre como deve proceder para poder participar do curso de formação.
No caso de candidato que ocupe cargo comissionado ou função de confiança na Administração Pública Federal, é necessário pedir exoneração do cargo ou função antes de solicitar a matrícula no curso de formação. No entanto, a exoneração não precisa ser para efeito imediato.
O candidato deve pedir com a data de exoneração a contar a partir da data de início do curso de formação. Ou seja, o candidato poderá seguir no cargo comissionado ou função de confiança até o início do curso de formação.
Servidor de outra esfera, que não seja a Administração Pública Federal, deve procurar o setor de Recursos Humanos do seu órgão de origem para se informar sobre como deve proceder para poder participar do curso de formação.
Além de uma cópia do pedido de exoneração do cargo ou função, é necessário apresentar uma comprovação de que o RH do órgão de origem do candidato recebeu o pedido de exoneração (contando a partir do início do curso de formação). Para isso, serão aceitos pela Enap como comprovação do pedido de exoneração, por exemplo: e-mail do RH do órgão confirmando recebimento do pedido, processo SEI, ofício, etc.
Os cursos serão realizados presencialmente em Brasília (DF). Confira o local das aulas de acordo com a carreira.
Escola Nacional de Administração Pública (Enap):
Academia Nacional de Polícia (ANP):
Não. Conforme o Regulamento, as aulas dos cursos de formação inicial do CPNU ofertados pela Enap serão integralmente presenciais, em Brasília (DF), sem possibilidade de acompanhamento remoto. Não haverá períodos com atividades on-line que possam alterar a necessidade de presença integral dos discentes.
A divulgação do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) será feita apenas aos candidatos matriculados no curso de formação inicial e após o início das aulas.
Conforme o edital do curso de formação (https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional/editais/edital-especifico-numero-2-convocacao-cursos-de-formacao-dou-15jan2025.pdf), o valor do auxílio-financeiro é de 50% da remuneração da classe inicial da carreira, menos descontos.
Não, para recebimento do auxílio a conta deve ser individual de titularidade do candidato.
A conta bancária para recebimento do auxílio financeiro deve ser do tipo credora (conta corrente).
Sim. Não há impedimento para receber auxílio financeiro em bancos digitais.
Sim. Não há impedimento para receber auxílio financeiro em bancos estaduais.
Serão abonadas as ausências mediante apresentação de justificativa atestada por médico da criança ou da mãe em casos de consultas pré-natal, exames, consulta pediátrica, vacinas e parto. Caso sejam necessários mais dias de afastamento, por motivos médicos como complicações gestacionais, as candidatas deverão apresentar a solicitação com atestado médico para análise do caso concreto.
Farão jus a abono de 30% das horas previstas para o programa de cada curso de formação (25% mediante justificativa com comprovação por atestado e 5% não justificadas).
Caso as candidatas grávidas percam alguma avaliação durante o período de afastamento, elas poderão realizar a prova em segunda chamada ao final do curso. Para repor o conteúdo, a Enap disporá as aulas gravadas, além do material do curso, que ficará sempre disponibilizado no ambiente virtual – moodle da turma.
A Enap dispõe de sala de amamentação estruturada com poltrona, fraldário, pia, micro-ondas e frigobar. Além disso, será disponibilizada uma sala de apoio para pessoas adultas acompanhantes da criança durante a aula. Esta sala será no alojamento, com disponibilidade de banheiro exclusivo, cama e frigobar.
As mulheres lactantes poderão sair uma hora mais cedo no fim do dia ou meia hora mais cedo em cada período, para amamentar. O horário de almoço será de 2 horas.
Serão abonadas as faltas necessárias para consultas, exames, tratamento, etc em até 25% das horas do curso mediante apresentação de atestado médico da condição do/a filho/a. Há ainda a possibilidade de faltas não justificadas de 5% das horas. Esses candidatos/as poderão sair 1 hora mais cedo ao final do dia ou meia hora em cada período de aula.