Você tem conhecimento nas áreas de ciência de dados, programação e desenvolvimento, direito, negócios, economia, administração pública, marketing, design e engenharia?
O Conselho Nacional de Justiça – CNJ e a Enap convidam para o ciclo de inovação em ciência de dados e inteligência artificial, uma maratona que tem como objetivos criar soluções para reduzir o número de processos, ampliar a transparência, desenvolver mecanismos de produtividade e melhorar as estatísticas dos processos judiciais em tramitação no País.
A participação está aberta para cidadãos em geral, pessoas físicas e servidores públicos.
Quais os desafios a serem enfrentados?
O Judiciário possui 77 milhões de processos em tramitação, número que vem caindo nos dois últimos anos, mas há muitos desafios pela frente. Formas de avaliação do tempo e da produtividade são questões a serem aprimoradas. Não se sabe o padrão de andamento de processos judiciais semelhantes em todas as unidades judiciárias nas diferentes localidades e regiões do Brasil, levando-se em conta as peculiaridades locais e o nível de complexidade que varia de acordo com a matéria do direito tratada.
Existem inconsistências nos dados e metadados processuais registrados nos sistemas dos tribunais, que decorrem da falta de observância aos padrões existentes e da diversidade de sistemas de tramitação processual. Como consequências para o Poder Judiciário, há dificuldade em gerenciar soluções para os gargalos, em apontar irregularidades e em promover ampla transparência.
As soluções aos desafios apresentados promoverão o acesso à justiça, a celeridade dos trâmites judiciais e a transparência interna e externa, de forma a atingir os objetivos estratégicos do Poder Judiciário e contribuir para a missão institucional do CNJ.
É aqui que entra o ciclo de inovação
Amanhã, dia 15 de setembro, às 15h, será lançado o CNJ Inova, primeiro ciclo de inovação com foco em ciência de dados e inteligência artificial.
Quem aceitar o desafio passará por uma maratona de duas fases: imersão com desenvolvimento e demoday. No evento de lançamento serão apresentados o edital, o calendário detalhado de atividades e as orientações sobre a inscrição.
Na sequência, haverá live com a Enap, CNJ e laboratórios envolvidos, para trarar do edital e detalhes sobre os desafios do CNJ Inova.
Premiação
O valor total destinado à premiação é de 200 mil reais. As equipes vencedoras, que podem ter até seis integrantes, receberão até 60 mil reais. As equipes classificadas na etapa um receberão 20 mil cada e os vencedores na etapa dois receberão prêmio de 40 mil cada. Seis equipes poderão se classificar para o demoday.
Serviço
1 - Lançamento do CNJ Inova, com os ministros Luiz Fux, Paulo Guedes, presidente da Enap, Diogo Costa, e demais autoridades (transmissão ao vivo)
Data: 15 de setembro/2020
Horário: 15h
Canais: Youtube Enap: /user/Canal/Enap e Youtube CNJ: /user/CNJ
2 - Live com CNJ, Enap, Lab Griô e Shawee, para detalhamento dos desafios (transmissão ao vivo)
Data; 15 de setembro/2020
Horário: 18h30
Canais: Youtube Enap: /user/Canal/Enap e Youtube CNJ: /user/CNJ
(Matéria editada dia 14 de setembro, para atualizar a data dos eventos)