Inscrição cancelada com sucesso!

asas

Prepwork(EAD)

Prepare-se para o bootcamp

Nessa fase, serão apresentados conceitos iniciais sobre programação por meio de EAD. Como o curso não apresenta pré-requisitos em programação, essa fase é essencial para o nivelamento de conhecimento entre todos os participantes, portanto, para iniciar o curso presencial, é necessário que o aluno tenha encerrado a fase prepwork. O curso em EAD tem duração de 30 a 40 horas e dá aos alunos um conhecimento básico de:

  • Web 101 - como a rede funciona
  • Terminal - comandos básicos
  • Git - comandos básicos
  • HTML / CSS - fundamentos
  • JavaScript - fundamentos
  • Mentalidade de startup - fluxo de trabalho técnico

Fundamentos

Objetivos

O objetivo neste módulo é ensinar a lógica de programação, ou seja, como construir algoritmos usando iterações, condições e operações matemáticas de leitura e de escrita de informações na memória do computador. Este conhecimento elementar é base para boa parte dos conceitos apresentados nos outros módulos.

Principais conceitos de programação

Nesse módulo, você irá aprender a escrever algoritmos manipulando variáveis, loops, condições e estruturas de dados como Array e Hash. Irá também aprender a analisar e armazenar dados de arquivos padrão (CSV, JSON, XML, HTML).

  • Principais conceitos de programação
  • Documentação de Ruby para as aulas
  • Algoritmos & estrutura de dados (Array, Hash)
  • Detectar padrões de texto com expressões regulares
  • Analisar e armazenar dados em arquivos padrão (JSON, CSV, XML)
  • Web scraping com Nokogiri
  • Solicite e analise dados de APIs RESTful JSON

Arquitetura de software

  • Estruture seu código com classes diferentes seguindo os princípios orientados a objetos. Assim como os arquitetos projetam um edifício, os programadores devem aprender a respeitar os padrões ao projetar um software.
  • Principais conceitos de Programação Orientada a Objetos
  • Classes, objetos e variáveis de instância
  • Métodos de instâncias e de classes, herança de classes
  • Interfaces públicas versus privadas
  • Encaminhando solicitações de usuários
  • Simulando um banco de dados com arquivos CSV
  • Conhecimento profundo de MVC (Model View Controller)

Base de dados

Os softwares precisam armazenar informações em um banco de dados. Sem ele, por exemplo, o Facebook não teria como armazenar os dados dos usuários. Aprenda a projetar um banco de dados relacional e a construir consultas estruturadas em seu banco de dados usando o SQL.

  • Design de Esquema de Base de Dados & SQL
  • Relações "one-to-many", "many-to-many" e tabelas de ligação
  • CRUD no SQL (criar, ler, atualizar e apagar)
  • Consultas avançadas de ligação
  • Conectando seu banco de dados ao Ruby com um ORM (Mapeamento Relacional de Objetos)
  • Princípios básicos de Active Record: migrações e nomenclatura
  • Princípios avançados de Active Record: associações e validação

Desenvolvimento Web

Objetivos

O objetivo deste módulo é ensinar ferramentas (frameworks) que proporcionam alta produtividade no desenvolvimento de aplicações web. Os frameworks de desenvolvimento de aplicações web são ferramentas que utilizam padrões de arquitetura e configuração pré-selecionados, restando ao desenvolvedor apenas escolher e configurar os módulos que pretende usar. No contexto da administração pública, faz sentido que os alunos sejam introduzidos a algum framework de desenvolvimento de aplicações web.

Fundamentos do Javascript

Aprenda ES6, a última versão do JavaScript, para adicionar um comportamento dinâmico ao seu site ou atualizar as páginas sem recarregar, graças ao AJAX.

  • Fundamentos de JavaScript
  • ES6 e suas diferenças com o ES5
  • Ferramentas JavaScript (Babel, Webpack, yarn)
  • Eventos DOM e AJAX

Construindo um Marketplace

Crie uma marketplace do zero em 5 dias. Você trabalhará em equipes para aprender a colaborar no Github usando pull requests e implementará seus aplicativos no Heroku, utilizando o mesmo fluxo de trabalho de startups bem-sucedidas.

  • Colaborando em um aplicativo Rails com Git e Github
  • Testando no Rails com Rspec
  • Autenticação com Devise
  • Omniauth e login com serviços de terceiros (Facebook, Linkedin, Spotify…)

Construindo interfaces web

Crie uma interface de usuário com design intuitivo e programe belos componentes e layouts, aplicando as técnicas de CSS mais recentes.

  • Design de Produto, Princípios de UX e UI
  • HTML (tags, id, classes, atributos)
  • CSS (seletores, propriedades, organização dos estilos)
  • Princípios de design intuitivo
  • Técnicas de CSS com flexbox e CSS grid

Colocando em Prática

Construindo seu projeto final

Os projetos finais são o ponto alto do curso. Os alunos trabalham juntos para colocar em prática tudo o que aprenderam (e mais!): eles inventam, montam, projetam, programam e implementam um projeto original em equipes de 3 ou 4 pessoas durante um período de duas semanas.

  • Necessidades e objetivos do usuário e proposta de valor exclusiva
  • Prototipagem no Figma para testar a UX
  • Dividindo tarefas em jornadas de usuário
  • Programando uma aplicação web do zero
  • Construa tudo! Do back-end à interface do usuário
  • Implemente em um ambiente de produção