Inscrição cancelada com sucesso!

Competências de Liderança

Além de gerenciar e executar tarefas, quem exerce a liderança deve também ser capaz de influenciar, desenvolver, inovar e inspirar confiança, de modo que promova a motivação e os sensos de propósito e direção das pessoas e da equipe.

Desse modo, as competências de liderança são aquelas requeridas para o exercício de funções estratégicas de direção na administração pública. Representam a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes esperados de agentes públicos para o desempenho das funções de liderança no âmbito de suas respectivas instituições. Elas contribuem para a promoção da inovação e transformação governamental, de forma a responder aos desafios atuais e futuros do gestor público.

Se você quer desenvolver competências de liderança para atuar com excelência no serviço público, conheça abaixo as trilhas disponíveis: 

Inovação e mudança

Em breve estarão disponíveis:

  • Visão de futuro
  • Comunicação estratégica
  • Criação de valor para o usuário
  • Gestão de crises
  • Gestão para resultados
  • Coordenação e colaboração em rede
  • Engajamento de pessoas e equipes
  • Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal

Trilhas oferecidas

Conheça as trilhas ofertadas pela ENAP


Contratações Públicas

O ano de 2021 foi, certamente, um dos mais importantes para o sistema de compras públicas do Estado brasileiro, com a aprovação da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021. Muitas mudanças e normas vêm sendo editadas pelo Governo Federal desde então. Elas são obrigatórias para todos os entes da federação e, em especial, para aqueles que desejam contratar com a Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional. A nova legislação reforça a necessidade do desenvolvimento de competências de todos aqueles envolvido...

Orçamento e finanças

A trilha de aprendizagem em Orçamento e Finanças reúne diferentes soluções de aprendizagem (cursos, vídeos, podcasts, textos e painéis) que contribuem para o desenvolvimento das competências relacionadas às atribuições dos órgãos setoriais de orçamento e finanças. Essa Trilha busca aliar a realização de atividades práticas com o conhecimento teórico subjacente, necessário para a compreensão do processo orçamentário e financeiro.&...

Estratégia e Planejamento

A Trilha de Aprendizagem de Estratégia e Planejamento apresenta um conjunto estruturado de conhecimentos teóricos e práticos que oferecem a você uma oportunidade ímpar para refletir e agir sobre o sentido de seu trabalho e da instituição pública em que atua, na construção de um país economicamente mais desenvolvido, socialmente inclusivo e ambientalmente sustentável, como preconizam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.  Essa trilha reúne diversas soluções de aprendizagem em formatos...

Inovação e Mudança

Essa trilha de aprendizagem tem como objetivo capacitar as lideranças públicas para desenvolverem a competência de Inovação e  Mudança, por meio de trilhos que abordam os seguintes comportamentos: questionar abordagens convencionais na solução de problemas; adotar novos insights à sua ação; criar um ambiente propício à experimentação e à melhoria  contínua; e suscitar e encorajar ideias de vanguarda e novas formas de trabalhar. Ao longo da trilha, foram disponibilizadas diversas soluções de aprendizagem...