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12ª edição da Especialização em Gestão Pública inicia nova disciplina
Aula integradora de “Práticas de Gestão Pública” aconteceu no Campus Asa Sul da Enap
Na última sexta-feira (14), os alunos de Especialização em Gestão Pública (EGP) da Enap participaram de aula sobre Práticas de Gestão Pública, como parte da estrutura curricular da 12ª edição do curso. A disciplina propõe, por meio de metodologia inovadora, integrar o que já foi aprendido pelos alunos, com foco na prática e soluções na gestão pública.
O objetivo é identificar a relação entre os conteúdos ministrados nas diversas disciplinas do curso e sua aplicabilidade prática na gestão pública; analisar criticamente as ações nesse campo, de modo a desenvolver uma visão global dos desafios enfrentados pelos gestores; e estabelecer relações entre as fases do ciclo de gestão e as condições organizacionais encontradas na Administração Pública.
Segundo o coordenador-geral de Especialização da Enap, Rodrigo Torres, a equipe da Enap vem trabalhando em uma reformulação dos cursos de pós-graduação lato sensu da Escola: “Na nossa visão, essa disciplina, que passa a integrar todos os cursos de especialização da Enap, é o coração do curso que vocês estão fazendo. A EGP sempre contou com alguns aspectos mais aplicados nas outras edições, mas agora estamos desenvolvendo uma metodologia nova. É a hora em que vocês, alunos, vão recuperar conceitos e ter momentos de aplicação e entendimento em casos reais ou simulados”.
Mais sobre a EGP – o curso tem como foco o papel profissional de dirigentes na gestão das organizações públicas. Nesse sentido, a Enap busca contribuir para que os servidores/profissionais públicos desenvolvam competências na ação governamental, comprometidos não só com a eficiência técnica, mas com o significado social do seu papel e com as consequências e as implicações ético-políticas de suas intervenções.
O pressuposto metodológico da competência no desenvolvimento profissional torna insuficiente o modelo da transmissão de conteúdos. Sendo a competência fruto da vivência, os processos pedagógicos orientam-se para a aprendizagem significativa e contextualizada, pela prática e para a prática. A Enap adota a metodologia de aprendizagem do ensino-aplicação para a organização dos programas e definição das estratégias didático-pedagógicas. Com inspiração no construtivismo educacional, busca-se promover a aprendizagem por meio da aproximação dos alunos, sujeitos de seu aprendizado, às questões e situações concretas da prática governamental, incorporando os saberes que dispõem em função de sua vivência.