da Universidade de Indiana, participaram da segunda edição do Programa de Estágio Enap-SPEA. Os intercambistas fizeram imersão na burocracia brasileira por oito semanas, com apoio de tutores escolhidos entre os alunos do programa de Mestrado da Enap e de supervisores nos Ministérios do Desenvolvimento Social, da Educação, do Meio Ambiente, de Minas e Energia, e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
O Programa de Estágio Enap-SPEA tem caráter formativo abrangente, na medida em que busca colocar o aluno em contato com a realidade operacional de governo, adotando como referencial analítico o ciclo de gestão das políticas públicas. O foco do trabalho é a análise comparativa, do ponto de vista institucional e organizacional das ações governamentais e das boas práticas, de modo que os alunos compreendam o fluxo e as principais interações que constituem a gestão pública federal no Brasil e consigam fazer uma reflexão crítica que indique, quando couber, aperfeiçoamentos e experiências que mereçam serem replicadas.
Além do período de trabalho diário nos Ministérios, houve uma intensa agenda de visitas técnicas a diversos órgãos e programas, tais como: Congresso Nacional, Sudeco, Operador Nacional do Sistema Elétrico, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Bacen, CGEE/MCTIC, MDS, Ibama, MRE - Itamaraty, Inep, MME, Secretaria de Defesa Agropecuária, Instituto Serzedello Corrêa (TCU) e Agência Nacional de Águas.
Na cerimônia de encerramento do estágio, os(as) alunos(as) compartilharam aprendizados sobre a Política Educacional, ao dar enfoque ao programa de Direitos Humanos na educação básica e os eventos relacionados com a promoção da diversidade nos sistemas escolares, os desafios apresentados no Planejamento Energético e a projeção da demanda futura por energia no Brasil, Políticas de Meio Ambiente voltadas à preservação do Cerrado e dos seus mananciais e sobre os estudos conduzidos na área de promoção de inovação no ambiente da Ciência, Tecnologia e Inovação e na Indústria.
Mais que conhecer o desenvolvimento dos programas governamentais, os estagiários ressaltaram a importância de conhecer a cultura do país e se declaram impressionados com a receptividade e a hospitalidade brasileira, o que ajudou em muito a superar a barreira da língua. Os tutores e os supervisores presentes no encontro relataram o prazer de receber os estudantes durante as oito semanas para essa experiência e destacaram o preparo profissional e seu compromisso com o desenvolvimento das atividades propostas pelo Programa de Estágio.
Inscrição cancelada com sucesso!
Alunos(as) da Universidade de Indiana vivenciam imersão na burocracia brasileira
Cinco alunos do Mestrado da School of Public and Environmental Affairs (SPEA),
