Cinco alunos do Mestrado da School of Public and Environmental Affairs (SPEA),

da Universidade de Indiana, participaram da segunda edição do Programa de Estágio Enap-SPEA. Os intercambistas fizeram imersão na burocracia brasileira por oito semanas, com apoio de tutores escolhidos entre os alunos do programa de Mestrado da Enap e de supervisores nos Ministérios do Desenvolvimento Social, da Educação, do Meio Ambiente, de Minas e Energia, e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O Programa de Estágio Enap-SPEA tem caráter formativo abrangente, na medida em que busca colocar o aluno em contato com a realidade operacional de governo, adotando como referencial analítico o ciclo de gestão das políticas públicas. O foco do trabalho é a análise comparativa, do ponto de vista institucional e organizacional das ações governamentais e das boas práticas, de modo que os alunos compreendam o fluxo e as principais interações que constituem a gestão pública federal no Brasil e consigam fazer uma reflexão crítica que indique, quando couber, aperfeiçoamentos e experiências que mereçam serem replicadas. 

Além do período de trabalho diário nos Ministérios, houve uma intensa agenda de visitas técnicas a diversos órgãos e programas, tais como: Congresso Nacional, Sudeco, Operador Nacional do Sistema Elétrico, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Bacen, CGEE/MCTIC, MDS, Ibama, MRE - Itamaraty, Inep, MME, Secretaria de Defesa Agropecuária, Instituto Serzedello Corrêa (TCU) e Agência Nacional de Águas. 

Na cerimônia de encerramento do estágio, os(as) alunos(as) compartilharam aprendizados sobre a Política Educacional, ao dar enfoque ao programa de Direitos Humanos na educação básica e os eventos relacionados com a promoção da diversidade nos sistemas escolares, os desafios apresentados no Planejamento Energético e a projeção da demanda futura por energia no Brasil, Políticas de Meio Ambiente voltadas à preservação do Cerrado e dos seus mananciais e sobre os estudos conduzidos na área de promoção de inovação no ambiente da Ciência, Tecnologia e Inovação e na Indústria.

Mais que conhecer o desenvolvimento dos programas governamentais, os estagiários ressaltaram a importância de conhecer a cultura do país e se declaram impressionados com a receptividade e a hospitalidade brasileira, o que ajudou em muito a superar a barreira da língua. Os tutores e os supervisores presentes no encontro relataram o prazer de receber os estudantes durante as oito semanas para essa experiência e destacaram o preparo profissional e seu compromisso com o desenvolvimento das atividades propostas pelo Programa de Estágio.