Os alunos do Curso de Especialização em Gestão de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação,

ofertado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), visitaram, nesta quarta-feira (21), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Agência Nacional de Petróleo (ANP). A visita técnica, que foi acompanhada pela coordenadora do curso, Juliana Mota Loureiro, é a segunda realizada durante o curso, com o objetivo de promover a troca de experiências por meio do diálogo com dirigentes acerca dos desafios do exercício da liderança nos principais processos de gestão. A ideia é criar um ambiente propício ao debate e à reflexão sobre os conteúdos aprendidos no curso.

Na Aneel, o assessor da Diretoria, André Ramon Silva Martins, apresentou o planejamento estratégico da agência e, em seguida, o superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento, Ailson de Souza Barbosa, mostrou alguns resultados obtidos em Projetos Estratégicos de Pesquisa e Desenvolvimento.

A apresentação da ANP foi realizada pelo Especialista em Regulação e aluno do curso, Euler Martins Lage, que falou sobre o papel do Centro de Pesquisa e Análises Tecnológicas (CPT) e também sobre a Política da Qualidade de Combustível e Biocombustível , além de destacar as pesquisas realizadas no Laboratório da ANP, também visitado pelos alunos.

A troca de experiências institucionais realizada por meio dessas iniciativas agrega muito valor ao aluno que vem à Enap buscar temas atuais da agenda governamental. De acordo com a aluna Juliana Evangelista, "alguns pontos importantes da visita é a oportunidade de conhecer a forma de atuação da instituição em C,T&I, saber mais sobre as estratégias de planejamento, e como elas se relacionam com outras instituições".