Neste sábado (26), 40 alunos da Especialização em Gestão Pública com ênfase em Governo Local da Escola Nacional de Administração Pública (Enap)

participaram da Oficina de Pesquisa em Bases de Dados e Gerenciamento de Referências. A atividade foi conduzida pelo mestre em Ciências da Informação, Marcelo Augusto Dias Scarabuci.

A oficina teve como objetivo instrumentalizar os alunos de pós-graduação para fazerem pesquisa bibliográfica em bases de dados diversificadas e utilizarem o software Mendeley para fazer a gestão das referências de forma automática, aumentando a qualidade dos trabalhos e pesquisas desenvolvidas na Enap.

Foram abordados os seguintes tópicos: diferenciação dos tipos de bases de dados e fontes de informações existentes; especificidades e organização do Portal de Periódicos Capes e da Proquest; estratégias de pesquisa, truncamento e operadores booleanos para filtrar e qualificar os resultados de busca; e utilização do Mendeley, software gerenciador de referências.

A Biblioteca da Enap disponibiliza acesso a bases de dados com mais de sete mil periódicos acadêmicos e 20 e-books, e, em 2018, passou a dar acesso também ao Portal de Periódicos da Capes. Esse material complementa o acervo físico da biblioteca, que é especializado em gestão pública. Podem ter acesso a esses recursos alunos da Enap, servidores públicos e pesquisadores da área de gestão pública, por meio do portal da Biblioteca biblioteca.enap.gov.br.