A publicação aborda, entre outros assuntos, o papel da burocracia pública na implementação do planejamento estratégico governamental

A Enap lançou a edição nº 84 do Caderno Enap, intitulada Reflexões sobre o planejamento estratégico no setor público. A publicação foi escrita por Jackson De Toni, doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e analista de Inovação e Produtividade do corpo técnico da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Neste caderno, você irá encontrar:

  • Um conceito referencial para o planejamento estratégico governamental e a relação entre planejamento e orçamento.

  • Desenvolvimento e análise dos mecanismos e da dinâmica de funcionamento do núcleo de governo ou centro de governo, para entender o processo de formação da agenda estratégica que se materializa no planejamento estratégico. 

  • Uma análise do processo de planejamento público federal, a importância da política institucional, a relação com a formação de agendas do planejamento estratégico e a construção de cenários de longo prazo. 

  • Questões metodológicas e ferramentas de aplicação do planejamento estratégico no contexto da administração pública federal. 

  • Um exame do papel da burocracia pública na implementação do planejamento estratégico governamental e a sugestão de uma agenda de conteúdos didáticos para a sofisticação do processo formativo.

A publicação é resultado dos conhecimentos gerados pelas pesquisas realizadas no âmbito do Programa Cátedras Brasil, desenvolvido com o objetivo de fomentar e apoiar iniciativas de produção e disseminação de conhecimento aplicadas à Administração Pública. As bolsas foram destinadas a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais engajados às atividades da Escola. 


Sobre o Caderno Enap - Publicação periódica não-regular que visa divulgar relatórios de pesquisa e ensaios sobre temas voltados à gestão pública, relacionando Estado e administração. A série apresenta a produção técnica e científica patrocinada pela Escola, contando com elevada pontuação no sistema brasileiro de classificação de relevância científica (Qualis A3 Capes). Acesse as outras edições.