Assista ao vivo, a partir das 10h, às atividades da Conferência Internacional: Repensando o Estado no Capitalismo Globalizado. A atividade, realizada nos dias 26 e 27 de março em Brasília, é uma iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).



A conferência visa contribuir para a tarefa de repensar o Estado através de um diálogo público-privado. Essa reflexão deve começar com, pelo menos, três elementos: um quadro analítico que enxergue um conjunto de oportunidades e condicionantes impostos pelo capitalismo global contemporâneo aos estados-nação e aos espaços das políticas públicas; o estabelecimento de uma conexão confiável entre as transformações econômicas e tecnológicas em curso e as políticas que um Estado reconstruído deve implementar para assegurar e promover os direitos econômicos, sociais e políticos; além de um projeto político que proporcione uma base plausível para permitir que o Estado busque este novo conjunto de prioridades econômicas e suas políticas correlatas.

Para garantir que as questões gerais estejam direcionadas para arenas específicas de debate, a conferência está dividida em cinco sessões, cada uma com duas subseções, abordando os espaços específicos nos quais se pretende repensar o Estado.