A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realiza, nesta sexta-feira (11), o Encontro de Avaliadores do 22° Concurso Inovação. Ao todo, cerca de 50 voluntários participantes de 15 Estados da Federação que vão discutir quais são as iniciativas mais transformadoras para o país.


Os avaliadores foram selecionados através de processo seletivo e são pessoas físicas, maiores de 18 anos, servidores públicos ou não, com experiência profissional nas temáticas de inovação e políticas públicas.

Em conversa com os avaliadores, o presidente da Enap, Francisco Gaetani, agradeceu a disponibilidade dos presentes e afirmou que "é necessário um grupo de pessoas dedicadas para encarar problemas e desafios". Gaetani disse ainda que a inovação é um dos maiores desafios para o governo. "Inovar é uma tarefa difícil. Porém, contextos de mudança e de escassez como estes se tornam momento propício para o surgimento do novo. Nós precisamos nos reinventar e inovar", finalizou.

"Nós precisamos fazer diferente. Inovar não é necessariamente fazer algo novo, mas fazer algo com qualidade" afirmou o diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento, Guilherme de Almeida. O diretor ressaltou ainda que "é imprescindível um compromisso com a entrega de serviços públicos que resolva problemas reais do cidadão".

As dinâmicas do Encontro de Avaliadores do 22° Concurso Inovação, foram coordenadas pelo especialista em administração pública do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Pedro Cavalcante. Segundo ele, o conceito minimalista de inovação é: "uma boa ideia que gera impactos positivos". "É preciso entender o problema e conseguir criar soluções, inovar no desenho de uma política que vai de fato criar resultados", afirmou.

Nesta etapa, serão consideradas as 10 iniciativas com as melhores notas, em cada uma das três categorias. Por último, na Avaliação Final entre os Pares, as práticas finalistas farão apresentação oral para os pares, que selecionarão as cinco iniciativas premiadas em cada categoria. A lista das iniciativas finalistas deve ser divulgada até 29 de junho de 2018.

22° Concurso Inovação - O Comitê Gestor da 22ª edição do Concurso Inovação no Setor Público considerou válidas 168 iniciativas apresentadas por equipes de servidores do Poder Executivo das esferas federais e estaduais. Ao todo, o certame promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) registrou 189 inscrições neste ano.

Nesta edição, foram contempladas inscrições em três categorias: duas para as instituições do Poder Executivo Federal, nas modalidades Processos ou Políticas e Serviços; e uma para os poderes Executivos Estaduais e Distrital, na modalidade Inovação em Processos Organizacionais, Serviços ou Políticas Públicas.

Para validação das iniciativas, foram considerados os seguintes critérios, previstos no Edital Enap nº113/2017equipes de servidores públicos em atividade nas esferas federal, estadual e distrital do Poder Executivo, que atuem na administração direta, autárquica e fundacional, bem como em empresas públicas ou sociedades de economia mista; período de vigência da iniciativa até a data de início do período de inscrição no concurso; apresentação e comprovação de resultados mensurados; não premiação em edições anteriores do Concurso Inovação da Enap; inscrições de práticas inovadoras que configurem estágios subsequentes de inovação, aperfeiçoamento ou ampliação, de iniciativas já premiadas em edições anteriores do Concurso Inovação da Enap.

Premiação – além do previsto no Edital Enap nº113/2017, os premiados passarão a compor o Banco de Soluções e o Repositório Institucional da Enap e estarão automaticamente habilitados a participar de eventos organizados ou viabilizados pela Escola e eventuais parceiros, com o objetivo de valorizar, aprimorar e disseminar a inovação no setor público.