Como avaliamos os resultados de políticas de inovação? O que é um efeito colateral? Quais são as dinâmicas por trás de parcerias estratégicas baseadas em co-criação? Essas e outras perguntas serão respondidas no curso Avaliar e Aprimorar Parcerias Estratégicas, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), no âmbito do Programa de Altos Executivos. A atividade é ministrada pelo diretor do Departamento de Inovação e Transações Ambientais e diretor suplente na Agência Sueca para Análise de Políticas de Crescimento em Estocolmo,

Enrico Deiaco.

O curso teve início nesta segunda-feira (23) e tem o objetivo de discutir e desenvolver conhecimentos, métodos e políticas de como parcerias estratégicas podem ser implementadas e avaliadas de forma bem-sucedida entre Brasil e Suécia. Partindo da premissa de que a economia global é caracterizada por tecnologia rápida e mudanças estruturais, os agentes estão se tornando mais interconectados, portanto criando uma cadeia de valores globais e novas formas de interdependência, gerando uma crescente demanda por novas formas de colaboração no setor de relações internacionais.

A capacitação segue até a próxima sexta-feira (27) e é baseada em leituras, debates e participação ativa dos estudantes sobre as experiências em projetar, monitorar e avaliar programas bilaterais sobre pesquisa e inovação ou parcerias em áreas de pesquisa e tecnologia. O curso é ministrado em língua inglesa e não há tradução simultânea.

Enrico Deiaco – Graduado em Administração Pública, Estatística, Ciência Política e Economia pela Universidade de Estocolmo, licenciado em Economia com ênfase em Organização Industrial pela Escola de Economia e Direito Comercial da Universidade de Gothenburg (1980-82). Atualmente, Enrico é diretor do Departamento de Inovação e Transações Ambientais e Diretor Suplente na Agência Sueca para Análise de Políticas de Crescimento em Estocolmo. Ele é Pesquisador Afiliado no Instituto Royal de Tecnologia, em Estocolmo.

Programa de Altos Executivos - Programa de capacitação para secretários, diretores, gerentes e assessores, com o objetivo de agregar conhecimentos e compartilhar as melhores práticas nacionais e internacionais em temas relevantes da gestão pública contemporânea como inovação, liderança, estratégias de negociação, gestão da mudança, gestão de riscos, governança digital, gestão do desempenho de equipe, controle e comunicação. No programa, são abordados diversos aspectos referentes às capacidades para o desenvolvimento e atuação de dirigentes no contexto das organizações públicas brasileiras. A programação abrange opções de capacitação no Brasil e no exterior.