Municípios foram os que mais subiram posições no último ano

Três municípios de diferentes regiões do Brasil chamam a atenção na edição 2023 do Índice de Cidades Empreendedoras  (ICE) por um motivo em comum: foram as cidades que escalaram mais posições no ranking geral, de 2022 para 2023. Brasília (DF) saiu de 69º para 4º lugar; Boa Vista (RR) de 47º para 6º; e Aparecida de Goiânia (GO) de 65º para 35º, no intervalo de um ano. São Paulo e Florianópolis continuam liderando o ranking.

O relatório apresenta os 101 municípios mais populosos do Brasil, organizados de acordo com as melhores condições para empreender, e foi produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio da Endeavor. O ranking é feito desde 2014.

No caso de Brasília, a subida no ranking geral se deve, principalmente, às melhorias registradas no ambiente regulatório* (redução da alíquota interna do ICMS) e à simplificação burocrática (diminuição de tempo gasto com processos), questões que afetam diretamente a capacidade de empreendedores abrirem e manterem seus negócios, assim como de torná-las rentáveis. A capital do país também continua ocupando posição de destaque (3º lugar) no quesito infraestrutura, especialmente por ter boas conexões de transporte com outras cidades, estados e países.

O expressivo ganho de posições de Boa Vista está relacionado ao item cultura empreendedora, ou seja, no interesse das pessoas e das instituições do município pelo empreendedorismo. Em outras palavras, o destaque da capital de Roraima está associado a aspectos ligados à iniciativa em se tornar empreendedor e ao engajamento nas principais instituições de apoio ao empreendedorismo, como Sebrae, Simples Nacional e Senac. Também houve progresso na área de inovação. Nesse caso, impulsionados pela economia criativa e pela ampliação de empresas de tecnologia da informação e comunicação (TIC). 

Aparecida de Goiânia foi a cidade do interior com maior ascensão no Índice de Cidades Empreendedoras 2023. Os principais motivos foram a melhoria no ambiente regulatório e na cultura empreendedora - houve redução no tempo de tramitação de processos, diminuição da taxa de congestionamento em tribunais, ampliação da simplicidade tributária e maior interesse da população local no empreendedorismo. A cidade também ganhou posições no determinante mercado, pela evolução no indicador de crescimento real médio do Produto Interno Bruto (PIB).

Desempenho das cidades nos rankings
O ICE apresenta a classificação geral e sete rankings, em áreas determinantes para o desenvolvimento do ambiente de negócios. As cidades que ocupam as primeiras posições no ranking geral de 2023 são: 1º São Paulo; 2º Florianópolis; 3º Joinville; 4º Brasília; e 5º Niterói. Essas são as cidades com melhores condições para o empreendedorismo, a partir de sete fatores determinantes para que os negócios sejam bem-sucedidos: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

“O papel da Enap é apoiar o Governo Federal em ações de capacitação e inovação pública. O ICE é uma ferramenta muito importante para que o governo identifique os gargalos existentes e o que precisa ser feito para estimular e garantir maior competitividade às nossas empresas”, destaca Betânia Lemos, presidenta da Enap. 

Ranking geral
1º São Paulo (SP)
2º Florianópolis (SC)
3º Joinville (SC)
4º Brasília (DF)
5º Niterói (RJ)
6º Boa Vista (RR)
7º Curitiba (PR)
8º Rio de Janeiro (RJ)
9º Macapá (AP)
10º Goiânia (GO)

Ambiente regulatório
Goiânia tem melhor ambiente regulatório para quem quer empreender: baixas alíquotas de impostos e é onde se gasta menos tempo com questões burocráticas (legais e processuais), essenciais à criação e execução do negócio. A cidade despontou, saindo da 19° no último ICE para a 1ª posição em 2023. Na sequência, destacam-se Joinville (2º), Rio de Janeiro (3º), Florianópolis (4º) e Aparecida de Goiânia (5º).

Ranking de ambiente regulatório
1º Goiânia (GO)
2º Joinville (SC)
3º Rio de Janeiro (RJ)
4º Florianópolis (SC)
5º Aparecida de Goiânia (GO)
6º Niterói (RJ)
7º São Paulo (SP)
8º Praia Grande (SP)
9º Macapá (AP)
10º São José dos Pinhais (PR)

Infraestrutura
As melhores infraestruturas para o desenvolvimento do empreendedorismo estão em São Paulo e Limeira. As duas cidades paulistas se destacam pelas redes de transporte (por terra, mar ou ar) e condições urbanas mais adequadas e favoráveis ao desenvolvimento de negócios. “As condições urbanas e os custos de cada cidade — por exemplo, o custo do metro quadrado dos imóveis, o acesso à internet rápida ou a segurança urbana — são fundamentais para a decisão de o empreendedor abrir ou não um negócio na região”, explica Arnaldo Mauerberg Jr, um dos pesquisadores que elaborou o ICE 2023.

Ranking de infraestrutura
1º São Paulo (SP)
2º Limeira (SP)
3º Brasília (DF)
4º Ponta Grossa (PR)
5º Santos (SP)
6º Guarujá (SP)
7º Guarulhos (SP)
8º Porto Alegre (RS)
9º Piracicaba (SP)
10º Campinas (SP)

Mercado
Niterói, Jundiaí e Brasília têm melhor desenvolvimento econômico e mais clientes potenciais. Com o 4º melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) no estudo, Niterói foi o município que teve o maior crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) no período estudado, especialmente devido à indústria do petróleo, que se beneficiou dos sucessivos aumentos do preço do barril, assim como da cotação do dólar. Brasília continua bem nesse item, saindo de 2ª colocada em 2022 para 3ª em 2023. Quem ultrapassou Brasília foi a cidade paulista de Jundiaí, que estava em 4º lugar no ano passado.

Ranking de mercado
1º Niterói (RJ)
2º Jundiaí (SP)
3º Brasília (DF)
4º Osasco (SP)
5º São Bernardo do Campo (SP)
6º Joinville (SC)
7º Boa Vista (RR)
8º Camaçari (BA)
9º Caxias do Sul (RS)
10º Piracicaba (SP)

Acesso a capital
O acesso à capital para negócios é amplo em São Paulo, Osasco e Curitiba. “As evidências apontam que a facilidade em obter recursos financeiros é um dos principais motivos para empreendedores se arriscarem em novas oportunidades. Ele também protege o negócio de choques de mercados e dos efeitos de riscos e incertezas”, explica o diretor de Altos Estudos (DAE) da Enap, Alexandre Gomide. Outros municípios que se destacam pela disponibilidade de recursos para investimento em empresas são Belo Horizonte e Porto Alegre.

Ranking de acesso a capital
1º São Paulo (SP)
2º Osasco (SP)
3º Curitiba (PR)
4º Belo Horizonte (MG)
5º Porto Alegre (RS)
6º Rio de Janeiro (RJ)
7º Vitória (ES)
8º Florianópolis (SC)
9º Brasília (DF)
10º Campinas (SP)

Inovação
Florianópolis, Limeira e Campina Grande despontam como os locais com mais condições para a criação de negócios com potencial de gerar inovações. Esse cenário diz respeito à concentração de talentos no mercado de trabalho local, financiamento de ações de inovação e infraestrutura tecnológica. Os empreendedores inovadores estão associados, ainda, à identificação de novos produtos, processos e mercados. Nesse contexto, Campinas, São Paulo e Caxias do Sul se sobressaem na 4ª, 5ª e 6ª posições.

Ranking de inovação
1º Florianópolis (SC)
2º Limeira (SP)
3º Campina Grande (PB)
4º Campinas (SP)
5º São Paulo (SP)
6º Caxias do Sul (RS)
7º Joinville (SC)
8º Blumenau (SC)
9º São José dos Campos (SP)
10º Curitiba (PR)

Capital humano
“Um dos grandes avanços que a análise econômica passou nas últimas décadas foi o reconhecimento da importância do capital humano para o desenvolvimento econômico”, destaca Luciano Rossini, consultor que participou da organização e revisão da pesquisa. Nesse aspecto, Florianópolis, Vitória e Santa Maria são diferenciadas, tanto pelo acesso de qualidade à mão de obra básica quanto especializada. 

De acordo com o ICE 2023, estudos mostram que a maior abundância de capital humano nas cidades pode impactar positivamente o empreendedorismo, de três formas: 1) aumentando a chance de êxito nas empresas, pois é mais provável que o empreendedor seja mais capacitado na gestão do negócio; 2) alocando recursos e coordenando atividades de forma mais eficiente; 3) ampliando as redes de relações sociais que se organizam no desenvolvimento do empreendedorismo.

Ranking de capital humano
1º Florianópolis (SC)
2º Vitória (ES)
3º Santa Maria (RS)
4º Porto Alegre (RS)
5º Bauru (SP)
6º Vila Velha (ES)
7º Limeira (SP)
8º Niterói (RJ)
9º Teresina (PI)
10º Santo André (SP)

Cultura empreendedora
A pesquisa avalia o engajamento na atividade empreendedora, incluindo o conhecimento sobre os processos de abertura de empresas. Essa avaliação foi realizada por meio da frequência de busca de informações em relação a aspectos ligados ao empreendedorismo e às empresas locais, nos últimos cinco anos. “Um dos temas de busca levados em consideração na pesquisa foi o empreendedorismo feminino, porque sabemos da importância das mulheres para o desenvolvimento econômico, social e sustentável. Além disso, entendemos que o ICE 2023 pode contribuir para esse debate”, argumenta Kamyle Medina, coordenadora-geral substituta de Pesquisa da Enap.

A ferramenta de buscas utilizada foi o Google Trends e os maiores engajamentos em tópicos de pesquisas na internet sobre empreendedorismo foram registrados em Boa Vista, Macapá e Palmas. 

Ranking de cultura empreendedora
1º Boa Vista (RR)
2º Macapá (AP)
3º Palmas (TO)
4º Brasília (DF)
5º Maceió (AL)
6º  Rio Branco (AC)
7º Ananindeua (PA)
8º Porto Velho (RO)
9º  Aracaju (SE)
10º  São Luís (MA)

Site ICE 2013

Índice de Cidades Empreendedoras 2023

Estudos de caso - ICE 2023

Prêmio Cidades Empreendedoras
O Índice de Cidades Empreendedoras será divulgado nesta segunda-feira (27), em Brasília, junto com a entrega do Prêmio Cidades Empreendedoras. Foram homenageadas iniciativas empreendedoras que promovem a competitividade empresarial e contribuem para o crescimento econômico dos municípios de pequeno e médio porte - que têm até 285 mil habitantes. O prêmio foi criado para que projetos bem-sucedidos de cidades menores sirvam de inspiração para o aprimoramento de políticas públicas em todas as regiões do país.