Inscrição cancelada com sucesso!

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com pesquisadores bolsistas

do Programa Catédras Brasil, está elaborando um caderno específico para analisar a atuação dos servidores públicos estatutários e ocupantes dos cargos em comissão nos órgãos da administração federal direta, no processo de produção de políticas públicas.  Quem são os indivíduos que de fato atuam nas políticas públicas? Quais são os trabalhos por eles desempenhados? Como são suas trajetórias? Quais as suas motivações? Essas e outras perguntas são temas de análise ao longo de toda a pesquisa.

coordenadora de pesquisa da Enap, Natália Koga, explica que o trabalho vai ajudar muito a pensar em iniciativas para a melhoria da gestão das políticas públicas e será importante principalmente para os gestores públicos. "Vale ressaltar que o caderno traz subsídios tanto para a área de Gestão de Pessoas como para quem cuida da Gestão Estratégica das Políticas Públicas", afirmou.

Natália esclarece que esse é um passo importante para abrir a "caixa preta do serviço público", que ajudará a melhorar a atuação dos servidores dentro das políticas públicas. "Nele podemos entender o papel dos servidores na implementação das políticas públicas e como eles agem dentro do estado. Podemos pensar medidas em diferentes áreas seja no recrutamento, lotação de servidor, progressão na carreira, capacitação, incentivos aos servidores", explica.

A pesquisa aborda 4 áreas de capacidades com dados inéditos - A primeira delas é a analítica, voltada para gerar dados de subsídio para a tomada de decisões nas políticas públicas. A segunda é administrativa, que tem objetivo de ajudar a gerenciar diferentes recursos. Já a terceira é a coordenação-interna, que traz a interlocução entre as diferentes dimensões do estado seja no nível federal, estadual ou municipal. E por fim, a capacidade político-relacional, que demonstra o diálogo do Poder Executivo com diferentes públicos: a sociedade civil, com diferentes organismos internacionais, mídia, universidades, outros Poderes, etc.

A data de lançamento do Caderno está prevista para o dia 4 de julho. Em breve, mais informações sobre o evento.
Update cookies preferences