Inscrição cancelada com sucesso!

Evento que marcou o início das aulas no âmbito do CPNU contou com as presenças de Esther Dweck e Betânia Lemos, além de aula magna de Miriam Belchior

Bell Vilanova

Os candidatos e candidatas do curso de formação da carreira de Analista de Infraestrutura (AIE), no âmbito do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) participaram, nesta terça-feira (8), da cerimônia que marca o início das aulas.

O curso de formação da carreira de AIE é um dos cinco que estão sendo promovidos pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O evento foi realizado no teatro de arena do Polo Torre da Enap, localizado na Academia Nacional de Polícia (ANP), em Brasília (DF).  

A mesa de abertura contou com a presença da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck; da presidenta da Enap, Betânia Lemos; da diretora da ANP, Christiane Correa Machado, e da secretária executiva da Casa Civil da Presidência da República, Miriam Belchior.

“Como economista, não posso deixar de falar da importância da carreira de Analista de Infraestrutura para o desenvolvimento de um país, especialmente um país como o nosso, que está numa etapa de desenvolvimento”, ressaltou a ministra Esther.

Durante a cerimônia, Betânia Lemos, presidenta da Enap, celebrou o início do curso de formação desta carreira e destacou que o Estado precisa de novas servidoras e novos servidores que tenham um olhar atualizado e estratégico para aprimorar a administração pública.

“O Brasil precisa muito de vocês, profissionais com conhecimento técnico e que tenham uma visão sistêmica do país, além de terem o compromisso com o serviço público”, destacou.

Em seguida, a presidenta falou sobre a importância das relações que são construídas durante o período do curso de formação. “Na Enap, acreditamos que os servidores e servidoras do futuro poderão propor soluções em conjunto. Estabeleçam redes, se conectem, formem laços, pois estes continuarão ao longo da carreira e favorecerão a entrega do bem comum à sociedade, a concretização das políticas públicas”, aconselhou.

Polo Torre 

A Enap promoverá o curso de formação para cinco carreiras específicas no âmbito do CPNU, são elas: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG); Analista de Comércio Exterior (ACE); Analista de Infraestrutura (AIE); Analista em Tecnologia da Informação (ATI), e Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS).

É a primeira vez que a Enap atende mais de 1.300 pessoas na etapa de formação e, por isso, foi necessário que a instituição alocasse parte dos candidatos e candidatas matriculados nos cursos em um outro ponto além da sede da escola.

Também em Brasília (DF), a Academia Nacional de Polícia (ANP), batizada pela Enap de Polo Torre – devido à proximidade da Torre de TV Digital, ponto turístico brasiliense, será este outro “campus” da Enap. Na ANP, serão realizadas as aulas das carreiras de Analista de Infraestrutura (AIE) e Analista em Tecnologia da Informação (ATI).

Na cerimônia de abertura das aulas de AIE, Christiane Correa Machado, diretora da ANP, explicou que para acolher as turmas do curso de formação do CPNU foram feitas algumas adaptações à Academia, que anteriormente recebia cursos voltados especialmente às carreiras policiais, e que é um orgulho participar desta etapa do certame.

“É uma grande satisfação participar deste momento único de receber pela primeira vez a formação de um concurso unificado que propicia oportunidade a todos. O CPNU é uma inovação fundamental para o serviço público: a diversidade. Toda nossa equipe preparou tudo com muito carinho para vocês”, destacou Christiane.

Em seguida, a presidenta da Enap, Betânia Lemos, agradeceu a acolhida da ANP e todas as adaptações realizadas no funcionamento do local para poder receber as turmas dos cursos de formação.

Aula magna

Após a abertura do evento, os candidatos participaram de uma aula magna conduzida por Miriam Belchior, secretária executiva da Casa Civil, que ressaltou a importância de os futuros servidores serem engajados com a missão de atender à sociedade.

“Esperamos que todos vocês estejam imbuídos em desenvolver novas políticas públicas, e que servir a população brasileira seja um de seus maiores desejos na carreira que iniciam. A população precisa disso e é esse tipo de servidores e servidoras públicas que a gente acredita que vocês podem ser”, afirmou Miriam.

A programação contou ainda com a presença do secretário de Gestão e Inovação do MGI, Roberto Pojo; o diretor presidente da Associação Nacional de Analistas e Especialistas em Infraestrutura, Higor Guerra; o diretor da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal; e o secretário-geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal (Sindsep/DF), Oton Neves.

Update cookies preferences