Confira


A Casoteca de Gestão Pública da Escola Nacional de Administração pública (Enap) tem a satisfação de incorporar ao acervo uma série de seis casos para ensino que relatam experiências de gestores públicos na implementação de políticas na área de educação no Brasil.

Os casos fazem parte do livro Políticas Educacionais no Brasil – o que podemos aprender com casos reais de implementação?, organizado por Caetano Pansani Siqueira, Felipe Michel Braga e Danilo Leite Dalmon, e  lançado em dezembro de 2018 na Enap. A ideia da publicação surgiu durante um mestrado em educação na Universidade de Stanford/EUA.

Segundo os organizadores, os casos permitem apresentar as reformas de educação em seus aspectos diferenciadores, inclusive no que diz respeito aos atores e aos contextos em que os eventos ocorreram. São casos que apresentam desafios reais aos gestores da política educacional, situados no alto escalão de governos, os chamados policy-makers, responsabilizados por buscar melhorias em uma realidade de ensino obrigatório e público. Esses desafios estão relacionados, principalmente, aos atores, seus interesses e modos de atuar, à realidade da política educacional brasileira e ao contexto específico de cada experiência.

A estratégia da narrativa termina com indagações, buscando evitar que o leitor tome ou absorva conclusões precipitadas.  As questões que emergem são: O que podemos aprender com esses casos? E como as teorias da gestão pública e de liderança podem nos ajudar a entendê-los?

Conheça os casos:

Sangue, suor e lágrimas: uma proposta de olhar sistêmico para a educação do Rio de Janeiro

Um coração apertado: a primeira proposta de parceria público-privada em educação no Brasil

Na escuridão da floresta, a imagem do professor: uma solução tecnológica para o ensino médio das comunidades encravadas na Amazônia

Sobressaltos ou fortuna: as idas e vindas para tentar tirar a educação da idade das cavernas em uma terra desolada

Uma reforma sem “reinventar a roda”: o projeto de transformação que passou por cima de professores e diretores em Goiás  

Um farol a iluminar o caminho: o esforço para tentar aprovar um empréstimo que prometia colocar Florianópolis na vanguarda da educação

Sobre a Casoteca:

A Casoteca é um espaço virtual para divulgação do conhecimento e de novos métodos de ensino. Propõe a participação de professores, alunos, servidores, pesquisadores e colaboradores de diversas áreas na elaboração de estudos de caso para a capacitação de profissionais.

Outras informações:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.