Objetivo é mobilizar talentos para prestar consultorias de alto impacto e de curto prazo em projetos específicos

 

O Governo Federal irá implementar um novo modelo de negócios na alocação de servidores públicos para apoiar projetos da Administração Pública Federal. A ideia é mobilizar talentos que já existem no governo para prestar consultorias de alto impacto e de curto prazo para atuarem em projetos específicos em outros órgãos.

 "No modelo tradicional da administração, o servidor faz concurso para determinado órgão e fica a vida inteira trabalhando nele. Com essa iniciativa, as pessoas vão prestar consultoria em diferentes órgãos, com escopo definido e metas contratualizadas. Isso possibilita, inclusive, que elas atuem em mais de um órgão simultaneamente", esclarece Cristiano Heckert, secretário da Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério da Economia.

 A consultoria executiva é uma iniciativa da Seges, que contou com o apoio técnico e metodológico da Enap. Os consultores são servidores públicos de alto nível de qualificação e experiência na administração pública que atuarão em projetos específicos. No período inicial, poderão participar servidores integrantes da carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG). A expectativa da Seges, no entanto, é ampliar o escopo de carreiras contempladas, e incluir, por exemplo, analistas de comércio exterior e analistas de infraestrutura. 

Teletrabalho foi o piloto

 O piloto da consultoria aconteceu com o apoio de consultores na implementação do programa de gestão em mais de 50 órgãos federais, com a migração para o trabalho remoto. Segundo explica Fernanda Machiaveli, coordenadora de Transformação Governamental da Enap, o projeto foi integrado ao portfólio da Enap na chamada especial de projetos para enfrentamento dos efeitos da pandemia, o SuperaCovid. “Tínhamos à frente o grande desafio decorrente da pandemia, que era a disseminação de novas formas de trabalho não só da consultoria executiva, como a própria implantação do teletrabalho na administração pública federal, gerando valor e impacto", explica. 

O projeto recebeu apoio técnico e metodológico da Enap para desenhar o design de serviço da consultoria executiva e elaborar seu modelo de negócios. Segundo explica Luciano Maduro, gerente do projeto pela Enap, o desenho do serviço envolveu uma jornada com trabalho de campo, entrevistas em profundidade e coleta de feedbacks sobre seu modelo de negócios. Maduro avalia que o projeto possibilitou gerar, inclusive, aprendizados para projetos futuros de design de serviços na Enap. 

"Esse projeto enriquece muito nosso portfólio em design de serviços. Foi importante desenvolvermos em conjunto a jornada do serviço no trabalho de campo, coletando feedbacks de usuários que foram muito importantes para aprimorarmos o modelo de negócios. Certamente, a Enap estará mais preparada para projetos futuros na área de design de serviços”, conclui Maduro. 

Consultoria alcançará múltiplas carreiras da administração pública

O documento que irá detalhar cada uma das fases da consultoria – da seleção de equipes, treinamento, capacitação, formação de consultores, seleção de clientes e contratualização – está em fase de produção final, segundo informações da Seges. Com isso, serão definidos  produtos, cronograma, nível de envolvimento dos clientes e avaliação dos resultados dos projetos. 

"É um projeto revolucionário, uma forma muito ousada de rever como lidar com os processos dentro da administração pública. Conseguimos ao longo do modelo superar algumas expectativas e aplicar inclusive para múltiplas carreiras", explica Pojo. O secretário 

Heckert avalia que o momento é propício para este tipo de proposta, porque a agenda da reforma administrativa encontra eco para o debate de organizações mais modernas de trabalho no setor público. 

Para Soraia Brandão, coordenadora-geral de Gestão das Carreiras Transversais, da Seges, o modelo da consultoria executiva leva a um novo patamar de atuação e de valorização dos servidores públicos. “O feedback dos nossos clientes, órgãos que receberam a consultoria, revelou que estamos fazendo uma revolução na forma de atuação dos órgãos centrais de políticas públicas", afirma. Ela avalia também que a consultoria executiva dá chance para servidores públicos buscarem oportunidades de trabalho que tragam alegria, desafios e engajamento.