Composta por um acervo de cerca de 15 mil obras, entre livros, periódicos, teses, dissertações,

dicionários e outros formatos — disponibilizados tanto no meio impresso quanto no digital —, a Biblioteca Graciliano Ramos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) é referência no país em Administração Pública e Gestão Governamental. O nome Graciliano Ramos (1892-1953) é dado em homenagem a um dos mais respeitados autores da literatura brasileira, reconhecido não só por sua obra literária, mas também pelo seu exemplo de conduta ética e sua atuação como administrador público.

Extremante organizado, Graciliano foi revolucionário e inovador, atuando com transparência e eficiência enquanto gestor público.  Exemplo este que inspirou a missão da biblioteca, que é a de tratar e disseminar informações que auxiliem dirigentes e servidores(as) na melhoria da gestão pública.

Para a coordenadora-geral de Gestão do Conhecimento (CGCON) que está à frente do Espaço, Maria Stela Reis, a Enap é uma instituição de conhecimento. "Ela produz e ajuda a disseminar conhecimento através de capacitações, pesquisas, publicações, e diversas atividades", disse. 

Situada em Brasília, numa construção térrea com área de 425 m2, com paredes envidraçadas voltadas para área verde, ambiente climatizado, amplo salão de leitura, estudo e exposições, a biblioteca tem como público alvo servidores(as) públicos, alunos(as), professores(as) e pesquisadores(as) da Escola. Contudo, o espaço é aberto à comunidade em geral.

O acervo de periódicos impressos, com aproximadamente 160 títulos nacionais e internacionais, é composto por periódicos técnico-científicos e acadêmicos em assuntos referentes à administração pública e gestão governamental. A Biblioteca disponibiliza, ainda, por meio de assinatura eletrônica, o acesso a livros e periódicos eletrônicos, com cerca de 5 mil títulos em várias áreas do conhecimento.

Podem retirar obras por empréstimo os servidores públicos ativos e inativos, professores universitários e pesquisadores residentes no Distrito Federal. Alunos dos cursos da Enap com duração superior a 30 dias mesmo que provenientes de outros estados poderão se inscrever como usuários plenos. Neste caso, o empréstimo de obras será autorizado apenas no período de duração do curso, devendo ser interrompido sete dias antes do término das aulas.

É possível retirar, por empréstimo, até cinco publicações simultaneamente, pelo prazo máximo de 10 dias úteis. O empréstimo só será realizado na presença do(as) usuário(a) cadastrado(as) e com a apresentação da Carteira de Identificação de Usuário da Biblioteca ou documento pessoal com foto, sendo vedado o empréstimo realizado por terceiros, mesmo com a apresentação dos documentos do titular.

Acesse o acervo da Biblioteca

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.

Os canais de relacionamento são o telefone (61) 2020-3139, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e o site http://biblioteca.enap.gov.br/.