A Escola Nacional de Administração Pública realizou, nesta quinta-feira (22), mais uma Conversa com o Autor. Esta edição contou com a participação do Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e coordenador de Estudos e Políticas de Estado e Democracia no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Pedro Cavalcante. A discussão foi a respeito de seu trabalho Tendências na Administração Pública após a hegemonia da New Public Management: uma revisão de literatura, lançado no volume 70, nº 2, da Revista do Serviço Público (RSP).
O objetivo do artigo é avançar na compreensão do funcionamento da Administração Pública após décadas de reformas sob a égide da Nova Gestão Pública (ou New Public Management - NPM). Com base em uma ampla revisão da literatura, o documento descreve as tendências em termos de princípios e diretrizes e indica que o pós-NPM é um processo de continuidade e não uma interrupção do paradigma anterior.
Os processos de implementação das tendências de gestão, bem como na NPM, são apresentados de diferentes maneiras, variando de acordo com o contexto e o quadro institucional de cada governo. O artigo também conclui que a característica mais emblemática da Administração Pública contemporânea é a prevalência do fenômeno de governança que, em diferentes formatos, abrange a maioria dos princípios e diretrizes do pós-NPM discutidos na literatura.
Os processos de implementação das tendências de gestão, bem como na NPM, são apresentados de diferentes maneiras, variando de acordo com o contexto e o quadro institucional de cada governo. O artigo também conclui que a característica mais emblemática da Administração Pública contemporânea é a prevalência do fenômeno de governança que, em diferentes formatos, abrange a maioria dos princípios e diretrizes do pós-NPM discutidos na literatura.
Nesse sentido, o retorno do Estado e da burocracia pública como protagonistas são enfatizados, no entanto, longe do padrão hierárquico tradicional. O papel atual do serviço público é direcionado ao desenvolvimento de habilidades interdisciplinares, capacidades colaborativas, aumento da responsabilidade para a sociedade, bem como liderança com componentes interativos.
Confira o vídeo: